terça-feira, 15 de setembro de 2015

Trânsito na região central mudará a partir de segunda-feira (28)

A partir da segunda-feira (28) o trânsito na região central de Tubarão, passará por algumas alterações. Será permitido o estacionamento em frente ao Paço Municipal na rua Felipe Schimdt e em frente ao restaurante Caçula de segunda a sexta das 19h às 7h, aos sábados a partir das 12h e no domingo o dia todo. Já os motoristas que trafegam pela avenida Rodovalho, sentido Oficinas – Passagem, poderão converter a direita no cruzamento com a rua Felipe Schmidt (CPP – Central de plantão policial). A rua Felipe Schmidt também passará a ser de mão dupla até a entrada para a rua Piedade.
Fonte: Pamela Mendes/Decom/PMT

Senado vai debater exigência de cadeirinhas no transporte escolar

Cadeirinhas em transporte escolar
A obrigatoriedade de cadeirinhas nos veículos de transporte escolar passa a valer a partir de fevereiro de 2016

A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) vai ser debatida em audiência pública no Senado em data a ser definida.
O autor do requerimento para a audiência, senador Dalírio Beber (PSDBSC), quer ouvir representantes dos transportadores para saber como a resolução pode ser melhorada para garantir a segurança das crianças e como poderá ser feita a adaptação dos veículos que não foram fabricados para atender às exigências do Contran. Segundo o senador, os custos de mudança da frota de vans para micro-ônibus inviabilizam economicamente o serviço que conta com mais de 90 mil veículos prestadores de serviço.
Com informações do Portal do Senado

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Farol baixo durante o dia poderá ser obrigatório em breve no Brasil

Farol baixo dia
De acordo com estudos, o farol baixo ligado colabora para aumentar a visibilidade do veículo em mais de três quilômetros


O uso dos faróis baixos durante o dia é obrigatório apenas para alguns veículos. Segundo o Art.40 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): os veículos de transporte coletivo regular de passageiros, quando circularem em faixas próprias a eles destinadas, e as motocicletas, motonetas e ciclomotores deverão utilizar-se de farol de luz baixa durante o dia e a noite. Para os outros veículos não é obrigatório.

Porém, semana passada a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou o Projeto de Lei 5070/13, do deputado Rubens Bueno (PPS-PR), que torna obrigatório o uso, nas rodovias, de farol baixo aceso durante o dia para todos os tipos de veículos. Pela proposta, o descumprimento da medida será considerado infração média, punida com multa...

Comissão aprova ampliação de pena para pedestre infrator

Pedestre
A Comissão de Viação e Transportes aprovou, na quarta-feira (26), proposta que amplia a pena para o pedestre infrator, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB – Lei 9.503/97). A proposta classifica a infração cometida pelo pedestre como média, com multa de R$ 85,13. Atualmente, quem cruzar uma rua fora da faixa de pedestre, passarela ou passagem específica pode ser multado em R$ 26, que corresponde a 50% da multa leve prevista no Código. O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Major Olímpio (PDT-SP), que unifica os projetos de lei 5293/13, do ex-deputado Eliene Lima, e 5624/13, do ex-deputado Sérgio Brito.

Major Olímpio retirou da proposta a permissão para substituir a multa pela frequência em curso de educação de trânsito, regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Os pedestres também podem ser multados se cruzarem viadutos, pontes ou túneis sem calçada, se desobedecerem à sinalização ou se atrapalharem o trânsito em atos como manifestações e desfiles...