domingo, 4 de maio de 2014

Aplicativo android agiliza multas

Aplicativo de multas
A Polícia Militar (PM) agora conta com um aplicativo eletrônico que proporciona maior agilidade na aplicação de multas de trânsito, em Mato Grosso. O novo sistema que vem sendo usado desde ontem consiste na utilização de tecnologia android com o uso de um aplicativo específico instalado em 100 smartphones. 
“Esse aplicativo denominado talonário digital proporciona celeridade ao trabalho do policial militar, principalmente, no que diz respeito à checagem de veículos e dos condutores. Anteriormente, tínhamos que usar o sistema de comunicação via rádio ou telefone e aguardar o retorno dessa checagem. Hoje, com o aplicativo, o policial ao fazer a abordagem consegue checar na hora se o veículo tem alguma restrição”, explicou a comandante do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), major Grasielle Bugalh...
Foi o que aconteceu na manhã de ontem durante blitz do Batalhão de Trânsito, no trevo de acesso ao bairro Morada do Ouro, em Cuiabá. O motorista Luiz Monteiro, 45 anos, foi um dos abordados e aprovou a novidade. “É um projeto bom. A gente tem compromisso e não pode ficar muito tempo parado”, comentou. 

Hoje, com o aplicativo, em 30 segundos é possível fazer uma checagem. Havendo notificação, em três minutos pode-se concluir o serviço e liberar o motorista (o tempo varia de acordo com a quantidade notificações). 
Outro benefício é quanto às notificações, que eram feitas em talonários de papel e, por isso, muitos autos de infração acabavam sendo são cancelados ou anulados devido a rasuras, erros ou por estarem ilegíveis. Agora, a expectativa é que a ferramenta reduza o número de recursos contra multas de trânsito. 
Também poderão ser feitas fotos ou imagens para comprovar a irregularidade no trânsito, além da possibilidade de abordagem de veículos roubados ou furtados. “Todo o efetivo Batalhão de Trânsito vai atuar com o talonário digital tanto aqui no perímetro urbano como nas rodovias estaduais, principalmente, da Baixada Cuiabana”, reforçou a major explicando que as notificações também poderão ser feitas via off line. 
O investimento é da ordem de R$ 350 mil na aquisição da tecnologia e no treinamento do efetivo do BPMTran. A intenção é que o projeto cresça e que todas as unidades da Polícia Militar futuramente passem a utilizar a ferramenta. 

Nenhum comentário: