quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Como dirigir com chuva na cidade


Em dias de fortes chuvas, um dos maiores perigos nas estradas é a aquaplanagem. Já dentro das cidades, outra situação de perigo comum são os alagamentos. Se a chuva apertar e você ficou encurralado por um alagamento, é melhor não encarar, independente do porte ou tipo do veículo. A melhor alternativa é parar o carro e esperar a água baixar, em vez de arriscar uma travessia em um local alagado. Fica impossível prever os obstáculos, buracos ou sujeiras que existem no asfalto. Em caso de enchente, por pior que seja, o ideal é abandonar o carro antes que ele comece a afundar. A guarda municipal recomenda procurar um local alto e esperar o nível da água baixar, deixando os vidros do automóvel abertos. Assim, o veículo ficará mais pesado e com menos chance de ser arrastado pelas águas, podendo acertar outros carros, batendo de um lado para o outro em postes e outros obstáculos.

Veja algumas outras sugestões:

* Engate a primeira marcha e só mude novamente após transpor o alagamento. Se você mudar de marcha, no refluxo de gases, pode entrar água no motor e ele desligará.
* Mantenha o carro mais acelerado e controle a velocidade pisando na embreagem. Isso evita com que a água entre no motor.
* Se o escapamento for submerso e fizer um ruído diferente, como de bolhas, pare de acelerar imediatamente.
* Caso tenha que parar o carro, mantenha os pés na embreagem, coloque em ponto morto e pise no freio com cautela, sempre com o veículo acelerado, assim a água não entra no motor.

Nenhum comentário: