Um dos sistemas é capaz de frear o carro e, se necessário, virar a direção para não atropelar pedestre
A Toyota também entrou na corrida para o desenvolvimento do carro autônomo, capaz de dirigir e tomar decisões sem a interferência do motorista. A montadora apresentou nesta semana três tecnologias nesse sentido. Um deles é o sistema pré-colisão, que impede o atropelamento de um pedestre ao frear e, se necessário, mudar a direção do carro. O sistema combina alertas visuais e sonoros com assistente automático de freio e direção. Avisos sonoros são emitidos primeiro e, se o risco de atropelamento continuar, os outros sistemas são acionados...
A marca também desenvolve um sistema de comunicação entre os carros. Em vez de apenas confiar em radares de monitoramento do entorno dos veículos para evitar colisões, o sistema faz com que os automóveis “conversem” entre si e evitem acidentes. Além disso, a troca de informações leva em conta dados sobre aceleração e desaceleração, o que em tese otimiza o trânsito e o consumo de combustível.
O terceiro sistema mostrado pela Toyota é o controle de mudança de faixa. A fabricante garante que o recurso é mais avançado do que os que já existem. Ele analisa a estrada por meio de câmeras e sensores para deixar o carro em um movimento constante e suave, evitando mudanças bruscas desnecessárias. A marca japonesa afirma que os dispositivos acima citados poderão estar nos automóveis a partir de 2015 e que seus veículos autônomos já estarão nas ruas do Japão em fase de testes no mesmo ano.
Fonte: IG
Nenhum comentário:
Postar um comentário