domingo, 24 de fevereiro de 2013

BR101: Cadê as obras?

A promessa do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) é que o consórcio mobiliza-se para retomar as atividades no trecho entre Capivari de Baixo a Laguna em breve. A pergunta é: quando é o ‘em breve’?.
Priscila Loch
Tubarão
Neste domingo, o lote 25 da BR-101, entre Capivari de Baixo e Laguna, faz aniversário. Mas não há motivo para comemoração. A data marca dois meses sem obras no trecho.
Os serviços foram paralisados na véspera de Natal, para o recesso de fim de ano, e os trabalhadores da Setep, empresa terceirizada pelo consórcio Araguaia/Blokos/Emparsanco, ainda não retornaram. No mês passado, a promessa do Departamento de Infraestrutura em Transportes era que isso ocorreria após o Carnaval. Porém, já se passaram quase duas semanas e até agora nada...
A nova informação dos gestores do Dnit é que o consórcio mobiliza-se para retomar as atividades em breve. Entre as justificativas do período sem obras, está o trânsito intenso na rodovia durante o verão e o fato da empresa ter trabalhado com “grande celeridade para liberar os dois viadutos e a ponte (na divisa de Capivari com Tubarão) antes das festas de fim de ano”.

Antes do recesso, a garantia era que apenas o viaduto do Bananal, que dará acesso à Ponte Anita Garibaldi, ficaria para depois da alta temporada. Agora, o novo prazo estabelecido para a conclusão completa é julho deste ano - mais de oito anos após o início da duplicação.



O que se vê é a necessidade de vários serviços complementares. Além de ser preciso finalizar calçadas, meio-fios e ruas laterais, há ondulações na pista e trechos isolados de asfalto deteriorado.
Desde o mês passado, especula-se que o ‘tempo’ nos serviços é resultado da falta de pagamento à Setep. A empresa não confirma e o Dnit nega. Até dezembro, o total repassado pelas obras no trecho era de R$ 123.729.988,97. Os valores de janeiro serão divulgados na próxima semana.



Trânsito em faixa única no Morro do Formigão



Os usuários da BR-101 precisam ficar atentos ao estreitamento na faixa de rolagem da esquerda no sentido sul, em Tubarão. Os veículos seguem em faixa única entre o início do viaduto de acesso ao bairro Morrotes e a primeira curva no traçado da pista atual, no Morro do Formigão.



A alteração do trânsito é necessária para início dos trabalhos de abertura da via de serviço para construção do túnel para transposição do morro. Os trabalhos seguirão na próxima semana, conforme as condições de tempo.
O consórcio JDantas/Novatecna iniciou os trabalhos na primeira semana deste mês. No momento, as atividades consistem na construção dos acessos de serviço entre o canteiro de obras e a primeira frente de trabalho. Equipamentos e trabalhadores estão próximos da pista.



A obra totalizará 900 metros - 450 de extensão em rocha escavada e 450 metros nos acessos necessários aos emboques sul e norte. De acordo com o projeto, o túnel terá dez metros de altura, duas faixas de rolamento com 3,6 metros de largura, acostamento com três metros de largura, passagem para pedestres, com 1,6 metro de largura e mais um metro de espaço entre a mureta de proteção e o início da faixa de rolagem da esquerda.



Os motoristas precisam ter atenção redobrada para a alteração do trânsito no Morro do Formigão. Foto: Muriel Albonico/Esga-Dnit/Notisul
Fonte:Notisul

Nenhum comentário: