quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Menos de um terço dos veículos roubados são segurados

Menos de um terço dos carros roubados, ou cerca de 28%, são segurados, segundo informou, durante audiência pública da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, o diretor-executivo da Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados), Neival Rodrigues Freitas.
De acordo com ele, entre 2007 e 2011, o número de roubo e furtos de veículos chegou a 1,900 milhão e apenas 47% deste total foram recuperados.
Outras informações
Durante a audiência pública foram discutidas as dificuldades para a regulamentação da Lei Complementar 121/06, que cria o Sistema Nacional de Prevenção, Fiscalização e Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas.

Ainda no sentido de diminuir as estatísticas de roubos, o presidente do ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), José Aurélio Ramalho, disse que estão sendo desenvolvidas várias pesquisas, inclusive com o uso de nanotecnologia, para combater o roubo e furto de veículos e cargas.
Segundo Ramalho, a nanotecnologia permite, por exemplo, o armazenamento de todas as informações de um produto como número de série, origem, destino, em um espaço do tamanho da cabeça de um alfinete.
Sistema nacional de informação
Para o chefe da Divisão de repressão a Crimes contra o Patrimônio da Polícia Federal, Luiz Flávio Zampronha, entretanto, há um receio com relação ao uso de novos equipamentos porque, segundo ele, toda tecnologia gera uma contramedida por parte dos criminosos, além de haver uma legislação branda para o crime de receptação.

Zampronha afirma que existe a necessidade de um sistema nacional de informações e de cooperação entre a União e os estados para enfrentar essa modalidade de crime.
Fonte: Info Money

Nenhum comentário: