quarta-feira, 10 de julho de 2013

BR-101:Manifestantes prometem fechar trecho sul

Amanhã ocorre o Dia Nacional da Luta, que será marcado por diversas manifestações que envolvem os sindicatos e também a população. Na região, o movimento será marcado por uma grande manifestação que deve fechar a BR-101, na altura da Ponte de Cabeçudas, em Laguna.
As manifestações têm na pauta reivindicações como a luta contra o projeto de lei número 4.330, que prevê terceirização dos serviços; que a redução de tarifa do transporte não seja acompanhada de qualquer corte dos gastos sociais; 10% do orçamento da União para a saúde pública; 10% do PIB para a educação pública; fim do fator previdenciário; reajuste digno para os aposentados; redução da jornada de trabalho para 40 horas sem redução de salários; Reforma Agrária e suspensão dos Leilões de Petróleo...O movimento regional é organizado pela Central Sindical e vai reunir diversas entidades e sindicatos. A representante da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e coordenadora do ato, Jucélia Vargas Vieira de Jesus, diz que toda região está sendo convocada a participar. 
“Vamos sair de Criciúma e nos reunir com manifestantes de outras cidades na Ponte de Cabeçudas, às 15h. Nossa intenção é que haja mais de mil pessoas no movimento”, salienta Jucélia. Ela destaca que, além das reivindicações nacionais, o movimento tem pautas regionais – uma delas é que seja feito um hospital público para atender a região. 
Os professores estaduais foram convocados pelo Sinte Regional Tubarão a participar do ato público, e disponibilizará o transporte para os participantes até Laguna. Os professores vão se reunir às 13h30, em frente ao Museu Willy Zumblick, para depois se juntar ao movimento regional. Devido à mobilização, as escolas estaduais devem ficar sem aula, pelo menos no período da tarde. 
Os estudantes e a população em geral que foram às ruas no mês passado, em diversas manifestações por melhorias em Tubarão, também organizam um movimento. A manifestação terá início às 18h15, no Museu Willy Zumblick. “Teremos aulões nas ruas. Já está confirmada uma palestra com o professor Léo Rosa, que falará sobre reforma política”, diz a acadêmica de Publicidade e Propaganda, Júlia D’Espíndola Venâncio, que é uma das líderes do movimento em Tubarão.

Rede municipal também deve ficar sem aula
Os professores e funcionários de serviços gerais municipais de Tubarão também vão aderir à manifestação. Em assembleia realizada pelo Sintermut ontem, foi definido que os servidores vão paralisar as atividades durante todo o dia de amanhã. 
Dois atos serão realizados pelos trabalhadores – um pela manhã e outro pela tarde. Às 9h, será realizada uma passeata, com início na antiga rodoviária, que mobilizará os manifestantes até o Museu Willy Zumblick. 
Já no período da tarde os trabalhadores da Educação vão realizar ato na prefeitura de Tubarão, a partir das 13h. As bandeiras do Sintermut são o avanço da pauta de reivindicações entregue para a prefeitura em fevereiro, a redução da jornada de trabalho dos servidores de serviços gerais e o recesso dos professores ACTs.
Fonte:Diário do sul

Nenhum comentário: