segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Novo GPS instalado na bike guia ciclistas para rotas mais seguras

Rota segura para ciclistas
Três designers de Nova Iorque criaram um novo GPS para ciclistas, instalado no guidão da bicicleta para aumentar a segurança e o conforto dos usuários. Controlado por smartphone, o equipamento emite sinais luminosos que indicam a rota mais segura para ser percorrida, levando em consideração informações mais intuitivas e interagindo com aplicativos direcionados aos ciclistas. Os responsáveis  pelo novo gadget de navegação são os designers Piet Morgan, Laurence Wattrus e Raveen Beemsingh, que batizaram a criação de Hammerhead (livremente traduzido para “martelo”, devido ao seu formato). Já disponível no mercado, o produto aumenta a segurança dos ciclistas por dois motivos: primeiro, seu funcionamento é mais preciso que as versões comuns, orientando os trajetos mais seguros, com menor presença de automóveis e pedestres; depois, porque é possível consultá-lo sem desviar a atenção do trânsito, uma vez que fica instalado no guidão...
Além de evitar que o ciclista utilize seu celular para verificar o melhor caminho, o dispositivo compartilha, em tempo real, informações dos trajetos mais confiáveis nos aplicativos direcionados para ciclistas – como o Strava e o MapMyRide, disponíveis para iOS e Android.

“O Hammerhead é uma ferramenta inteligente e muito atraente para orientar quem anda de bike. Você absorve a informação que precisa com seus próprios olhos, sem desviá-los da via. Com funcionamento muito simples, o aparelho permite que você descubra o mundo que cerca a sua bicicleta, crie as melhores rotas, compartilhe-as com a comunidade, elabore competições, ou, simplesmente, aproveite o passeio”, descrevem os designers na página do produto.

Depois de angariar fundos mais do que suficientes para a fabricação do equipamento em larga escala, os desenvolvedores já disponibilizaram no mercado os navegadores para ciclistas. Cada unidade tem um preço mínimo de 78 dólares (algo em torno de 180 reais), podendo ser comprada via web.
Fonte: 360 graus

Nenhum comentário: