segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Sensor de fadiga detecta cansaço do motorista

Sensor de fadiga
Recém-lançado pela Volkswagen, o Novo Golf traz uma série de itens especiais voltados para o conforto e facilidade do motorista. Dentre estes acessórios, destaque para detector de fadiga, instrumento que ajuda o motorista a evitar acidentes. Segundo informações da Volkswagen, a função de detecção de fadiga alerta o condutor para uma perda de concentração a partir dos 65 km/h. Ele analisa parâmetros como o comportamento de direção, uso do pedal e aceleração lateral. Se o sistema interpretar que a concentração do motorista está diminuindo, ele manda um aviso visual no painel e um aviso sonoro. É tempo para fazer uma pausa. O sistema traz maior tranquilidade especialmente nas viagens longas e à noite...
É ainda mais importante quando a pessoa está viajando sozinha. Após a emissão do primeiro sinal, caso o motorista não faça a pausa em até 15 minutos, o carro emite outro aviso sonoro, até que o motorista pare e descanse. O proprietário pode consultar no manual do veículo, onde constam conselhos práticos sobre como fazer pausas eficazes.

Segurança
Outro opcional do Novo Golf de segurança é o sistema de monitoramento de tráfego Front Assist, que avisa o motorista sobre colisões iminentes e, quando necessário, aciona os freios. Ele utiliza um radar localizado na dianteira do veículo para monitorar a situação de trânsito à frente e ajudar a identificar antecipadamente os riscos de colisões, garantindo mais segurança ao dirigir. O Front Assist é uma espécie de passageiro atento ao que está acontecendo ao redor do carro e com seu próprio pedal de freio. Esse dispositivo também funciona na cidade, facilitando ainda mais o trabalho do motorista.
Fonte: Terra

Nenhum comentário: