quinta-feira, 25 de abril de 2013

BR101: Pescadores realizam manifestação hoje


A Federação das Associações dos Pescadores Artesanais do Estado de Santa Catarina informou que fará uma manifestação hoje, às 10h, na BR-101, na localidade de Laguna, trecho do bairro Barranceira. O movimento é uma tentativa de alertar o governo federal para problemas que estão sendo enfrentados pela categoria. 
A estimativa da Federação é que cerca de 200 pescadores da região participem da manifestação. Segundo a entidade, barcos, redes, faixas e cartazes serão usados pelos pescadores para chamar a atenção para as reivindicações da categoria. ..
A ação foi decidida através de uma assembleia-geral feita com associações de pescadores artesanais, sindicatos, representantes de pescadores, pescadores e pessoas envolvidas no setor.
Algumas das reivindicações são a abertura da pesca da tainha a partir de 1° de maio para todos os barcos artesanais, seja a motor ou a remo, mais fiscalização e repreensão aos barcos industriais que invadem as praias e áreas marítimas não permitidas. Além disso, a Federação aponta como um problema a ação de órgãos e normativas que seriam prejudiciais à pesca artesanal.
A manifestação também inclui a elaboração e entrega de um documento no qual os problemas são apontados e atitudes são cobradas dos responsáveis. 
A Federação salienta que os pescadores artesanais em 2012 pescaram, em média, 1,2 mil toneladas de peixes no Estado de Santa Catarina, enquanto que uma única traineira (embarcação de pesca) pesca 900 toneladas. “Que análise técnica é realizada se apenas sofremos exigências, ponderações, bloqueios, limitações e imposições  aos pescadores artesanais, que são inúmeras? Cobramos mudanças, atitudes e nossos direitos à pesca e ao trabalho, nada mais”, questiona a entidade.

Fonte:Diário do sul

Nenhum comentário: