O trabalho é complexo. Primeiro, serão colocadas as camisas metálicas. Depois, será escavado para colocação de ferragem e concreto para formar os pilares.
A construção dos pilares do vão estaiado da ponte Anita Garibaldi, em Laguna, começou nesta semana. A construção é toda feita sobre balsa, no leito da Lagoa Santo Antônio, onde balsas de serviço fazem a movimentação entre o canteiro central e as frentes de obra, pela lagoa, que serão transportadas as peças de construção, como camisas, ferragens e concreto, bem como trabalhadores e combustível para reabastecimento. O consórcio Ponte de Laguna (Camargo Corrêa-Aterpa/M.Martins-Construbase) instala as camisas metálicas, cilindros que vão comportar a ferragem entrelaçada e o concreto usinado para dar forma ao pilar. Todo o processo é feito sobre uma balsa-ilha, embarcação que permanece ancorada durante a construção...
Depois da instalação das camisas metálicas no leito, o consórcio vai iniciar a escavação para preenchimento com a ferragem e concreto, para formar o pilar. Em paralelo, o consórcio mantém os trabalhos no segundo conjunto de pilares no leito, próximos da cabeceira norte.Outros 20 pilares são preparados em terreno seco, com trabalhos de construção na estrutura vertical e nas travessas para instalação de vigas, para dar formato às pistas da BR-101 sul.
Depois da instalação das camisas metálicas no leito, o consórcio vai iniciar a escavação para preenchimento com a ferragem e concreto, para formar o pilar. Em paralelo, o consórcio mantém os trabalhos no segundo conjunto de pilares no leito, próximos da cabeceira norte.Outros 20 pilares são preparados em terreno seco, com trabalhos de construção na estrutura vertical e nas travessas para instalação de vigas, para dar formato às pistas da BR-101 sul.
Cautela redobrada
Tanto motoristas quanto pedestres que circulam pelo trecho de obras entre os quilômetros 313 e 314 devem ficar atentos à movimentação de equipamentos e trabalhadores nas obras de construção da ponte sobre o Canal de Laranjeiras. A frente de obras está toda cercada por tapumes, para evitar que pessoas não autorizadas possam ter acesso e exponnham-se a riscos desnecessários.
O Dnit e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) solicitam aos motoristas que não parem para ver a obra, nem para produção fotográfica no entorno da obra. A parada no acostamento de pista ou sobre o desvio lateral expõe todos os usuários a riscos. No trecho, há sinalização vertical indicando a manutenção da velocidade de 60 km/h.
Segundo a PRF, há registro de veículos que reduzem a velocidade e até param às margens da rodovia para avistar a lagoa, reduzindo a movimentação de veículos. Os moradores da região também precisam ter cuidados extras, especialmente ao cruzar as faixas de rolagem construídas no desvio. Há dois pontos para travessia de pedestres identificados que devem ser respeitados.
É proibida a entrada de pessoas não autorizadas no canteiro de obras. Atenção redobrada também à movimentação de trabalhadores e equipamentos na rua Dr. Paulo Carneiro, lindeira aos trabalhos. Toda a movimentação de obras é acompanhada por técnicos do consórcio Ponte de Laguna.
Fonte: NOTISUL
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