quinta-feira, 25 de abril de 2013

Santa Catarina ultrapassa marca de 4 milhões de veículos

Santa Catarina ultrapassa marca de 4 milhões de veículos Guto Kuerten/Agencia RBS
Número é reflexo de um crescimento de 118% em 10 anos e pode ser considerado fruto da maior facilidade à aquisição de veículosFoto: Guto Kuerten / Agencia RBS


Santa Catarina atingiu neste mês a marca de quatro milhões de veículos e chega à média de um automóvel para cada 1,5 habitante. O número, sete vezes e meia a população de Joinville, é resultado das vendas de automóveis novos, mas também da realocação de antigos cujos os donos se mudaram para SC e agregaram ao Departamento Estadual de Trânsito mais emplacamentos ao Estado que, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), tem a 6a maior frota do país...
Em comparação com a década passada, a frota de veículos no Estado teve um crescimento de 118%. O diretor da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) em SC, Nelson Füchter Filho, acredita que durante este período de 10 anos as condições para comprar um automóvel foram facilitadas pela diversidade nas linhas de crédito, maior poder aquisitivo da população e pela baixa taxa de juros – que em 2012 teve uma queda de 30% no ramo automotivo.
— Para 2013, apesar de não experimentarmos grandes saltos na venda de carros, porque sempre tivemos consumo estável, esperamos um crescimento de 4% nas vendas em Santa Catarina.
No topo do ranking das catarinenses com mais veículos em circulação, Joinville acompanha a média estadual e abriga mais de 330 mil veículos – para uma população que ultrapassa os 520 mil habitantes.

Frota diminuiu, mas pode voltar a crescer
Vanderlei Tadeu Lopes Goulart, 62 anos, percebe a mudança no trânsito desde que se mudou para a cidade, em 2006.  Segundo ele, a quantidade de veículos nas ruas aumenta, mas as vias de escoamento permanecem as mesmas. Antes com três carros na garagem de casa – para quatro pessoas –, o porto-alegrense resolveu diminuir o número de veículos para dois. Mas isso só foi possível porque a filha está trabalhando no exterior e ele, agora aposentado, dirige menos e caminha mais. Caso a filha volte para Joinville, Goulart não hesita em afirmar: o terceiro carro volta também.

— O carro da filha foi repassado porque nossa garagem não oferece tanto espaço. Mas se ela voltar ano que vem, necessariamente teremos um terceiro automóvel, porque ela precisa de autonomia.

Extremos definem trânsito catarinense

Apesar de Joinville ter a maior frota do Estado, Blumenau, Itajaí e Florianópolis são os municípios com mais veículos por habitante. Nas três regiões, há um deles para cada 1,3 pessoas. O número fica próximo à média vivida nos Estados Unidos, de um veículo para cada 1,1 habitantes, e é especialmente intensificado pela população jovem, que possui o próprio meio de transporte antes dos 30 anos.

Ainda que o reflexo das estatísticas se perceba no trânsito diário nos municípios, isso não parece incomodar os catarinenses a ponto de fazê-los desistir de se locomover sobre quatro rodas. Em Florianópolis, a família de Nicolau Jorge Haviaras tem um carro para cada pessoa e ainda duas motos. E não é preciso nem perguntar o porquê de cada um ter seu automóvel: a dificuldade em reunir todos os cinco no estacionamento é sinal de que cada filho vai para um canto da cidade e quer ter seu próprio veículo para que isto seja possível.
— Infelizmente, não pensamos em reduzir o número de veículos por comodismo. No mínimo, andamos todos os dias com três ou quatro veículos.

A 240 quilômetros da Capital, a realidade é outra para os moradores de Painel, município com o menor número de veículos por habitantes de Santa Catarina. Não há transporte público municipal, nem concessionária ou revenda de automóveis. As cerca de 2,3 mil pessoas que vivem na região pegam carona com quem tem carro para chegar a mercados e a outras cidades vizinhas. Para isso, contam com os 848 veículos emplacados no município.

Ismael Marcelino, gerente de convênios, projetos e licitações na prefeitura de Painel, é um dos moradores que vez ou outra dá carona para os conhecidos. Há nove anos com carro – desde que completou 18 anos –, o servidor diz não se imaginar sem o meio de transporte. Tanto é verdade que vai de carro ao trabalho, a 800 metros de sua casa.
Ismael Marcelino, gerente de convênios, projetos e licitações na prefeitura de Painel, é um dos moradores que vez ou outra dá carona para os conhecidos. Há nove anos com carro – desde que completou 18 anos –, o servidor diz não se imaginar sem o meio de transporte. Tanto é verdade que vai de carro ao trabalho, a 800 metros de sua casa.

Nenhum comentário: