quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Guarda Municipal confeccionará carteirinhas para idosos e deficientes físicos

Idosos e pessoas com deficiência física, visual ou com mobilidade reduzida poderão confeccionar, gratuitamente, no próximo sábado, durante o Dia D, a credencial de identificação emitida pela secretaria municipal de Trânsito e que dá direito ao estacionamento em vagas especiais, no centro da cidade.
 
Durante todo o dia, a Guarda Municipal estará na avenida Marcolino Martins Cabral atendendo os motoristas interessados. Vale ressaltar que a carteirinha não isenta o idoso ou deficiente físico de pagar o estacionamento, caso a Área Azul volte a funcionar. Sem ela, no entanto, a pessoa que estacionar seu veículo nas vagas reservadas corre o risco de receber multa.
A identificação fornecida pela prefeitura contém o nome do idoso ou portador de deficiência física, uma vez que a autorização para uso da vaga especial é concedida à pessoa, e não ao veículo. Para comprovar se a vaga não está sendo utilizada indevidamente, a Guarda Municipal poderá, inclusive, exigir um documento de identidade do usuário e conferir com a autorização.
Atualmente, na região central da cidade, existem 37 vagas reservadas para idosos e 15 para portadores de necessidades especiais distribuídas em pontos estratégicos visando facilitar acesso a hospitais, clínicas, bancos e outros serviços públicos.
Documentos - os idosos devem apresentar no ato, um requerimento do benefício, junto com fotocópia do RG, CPF e comprovante de residência (mínimo 60 dias).
Já os portadores de necessidades especiais devem apresentar os mesmos documentos acrescidos de um atestado médico, especificando o tipo de deficiência e se é permanente ou temporária. Se for alguma deficiência temporária, a credencial para uso da vaga especial será emitida com um prazo de validade. 
Mais informações sobre o credenciamento para uso das vagas especiais podem ser obtidas na secretaria de Segurança e Trânsito (rua Antônio Hülse, 842) ou pelo telefone (48) 3906-1049.

Nenhum comentário: