quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Santa Catarina apresenta a segunda maior taxa de mortes nas estradas


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quarta-feira (1º), os resultados da pesquisa de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável 2010 (IDS 2010).
No que se refere a acidentes de trânsito o estado está no topo da tabela. Santa Catarina apresenta a segunda maior taxa de mortes nas estradas - 32,7 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes. O índice só fica atrás de Roraima (33,7) e está bem acima da média nacional (20,3). Os homens são as principais vítimas - 53,5 contra 12,1 de mulheres.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera os acidentes de trânsito como um dos maiores problemas de saúde pública do mundo, especialmente entre países desenvolvidos. O crescimento do número de vítima estaria ligado à acelerada urbanização e motorização, não acompanhada na mesma proporção de infraestrutura adequada. O problema, que cresce mundialmente a cada ano, afeta todos os grupos socioeconômicos, com maior frequência os mais pobres, e implica em custos elevados para o sistema de saúde.

Nenhum comentário: