quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Cientistas criam volante que ajuda motorista a manter o curso


Cientistas da Universidade de Reno, nosEstados Unidos, desenvolvem um novo tipo de volante, criado para ajudar o motoristaem momentos de visão ofuscada. A ideia é facilitar a vida do condutor que acaba com uma cegueira temporária quando é surpreendido por um sol muito forte ou quando se depara com um carro na direção contrária de luz alta ligada, incidente que acontece com enorme frequência nas rodovias durante a noite...Caso o motorista esteja saindo pela esquerda, o volante vibrará apenas do lado esquerdo, indicando que uma correção na direção oposta é necessária. Assim que os sensores do sistema identificarem que o carro voltou a ocupar uma trajetória segura, o volante interrompe a trepidação.
A ideia foi inspirada pelas nevascas. Dependendo do ângulo do sol, a neve pode refletir diretamente nos olhos dos motoristas, causando a cegueira. Entretanto, de acordo com os pesquisadores, o volante pode ajudar em qualquer situação de cegueira repentina causada por uma forte e inesperada fonte de luz.
A tecnologia já foi testada com razoável sucesso pelos pesquisadores. Um dos problemas é que muitos motoristas têm tendência de tirar as mãos das partes do volante programadas para vibrar. Agora, os cientistas desenvolvem volantes que se adaptem a vários perfis de condução e possam vibrar em diferentes áreas.
Fonte: Tech Tudo

Nenhum comentário: