terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Estradas de Tubarão: Começam as ações emergenciais

Equipe da secretaria de infraestrutura da prefeitura fez um diagnóstico para saber quais as maiores necessidades

Os buracos têm ‘se brigado’ por espaço em muitas ruas de Tubarão. Pavimentadas com asfalto, lajota ou de chão batido, o fato é que é praticamente incontável o número de vias em situação precária para tráfego.Como se trata de um novo governo, foi necessário inicialmente familiarizar-se a respeito das pendências. Os primeiros três dias de trabalho do secretário de infraestrutura, Ismael Medeiros, foram para fazer uma espécie de diagnóstico. Só assim foi possível fazer o planejamento das ações.E algumas estradas já começaram a receber melhorias. O serviço começou por Congonhas, importante via usada como alternativa para chegar às praias da região. E será contínuo no decorrer da semana, nas principais estradas onde há maior concentração de veículos, como as gerais dos bairros Andrino, Campestre, Caruru, São Martinho...
Neste momento, as ruas serão apenas patroladas, já que não há material para fazer o lastreamento, admite Ismael. “Não temos previsão de quando teremos material à disposição. Primeiro é preciso pagar o que é devido aos fornecedores. Vamos elaborar um cronograma de pagamento, pois não será possível saldar tudo à vista, de uma só vez”, explica o secretário.Outra prioridade para esta semana é ‘atacar’ as obras em andamento, principalmente de pavimentação e drenagem, feitas em parceria com a comunidade. Cerca de 13 estão nesta situação. Também está nos planos reestruturar as vias asfaltadas, com uma emergencial operação tapa-buracos.
 Ponte da Madre será consertada
Outra obra importante na difícil missão de fugir dos longos congestionamentos na BR-101 deve receber atenção especial da equipe da secretaria de infraestrutura da prefeitura de Tubarão. A ponte de madeira localizada na divisa com Laguna, na rua Aggeu Medeiros (beira rio, via sede náutica), teve uma das cabeceiras quebradas e foi interditada há algumas semanas.
“Essa ponte na Madre é um caminho secundário muito utilizado. E precisamos consertá-la o quanto antes”, avalia o secretário Ismael Medeiros. “Estamos fazendo ações emergenciais que ainda não são o ideal, mas vai amenizando a situação. São questões problemáticas, mas pedimos compreensão da população, já que é o início do trabalho e a coisa está um pouco complicada”, declara.
No momento, apenas uma motoniveladora está disponível para a execução de melhorias nas estradas do município. Outras duas máquinas - uma delas uma retroescavadeira - está em manutenção e a expectativa é que esteja liberada até o fim da semana.
 Estradas de Jaguaruna já são recuperadas
Em Jaguaruna, as máquinas já estão nas ruas desde semana passada para patrolar as ruas. O trabalho iniciou na Estrada Geral do Retiro, seguindo de Morro Grande até o balneário Campo Bom, e na sequência até o balneário Arroio Corrente.
Depois, o serviço seguiu pelos balneários Copa 70, Esplanada e a comunidade Olho D’Água. Em seguida, foi a vez da estrada de Carioca e Arroio da Cruz. Na última sexta-feira, a equipe da secretaria de obras lastreou a estrada geral do Campo Bom, em um mutirão em parceria com empresários da região.
Diversos balneários de Jaguaruna já receberam melhorias nas estradas
Fonte:Notisul

Nenhum comentário: