Os motoristas que transitam pelo trecho de Tubarão da BR-101 sul certamente perceberam mais um estrangulamento no fluxo da rodovia nas proximidades do Morro do Formigão. Os trabalhos de perfuração do túnel, nesta primeira fase, quando é feito o acesso de serviço para a abertura do maciço rochoso, ocorrem muito próximos da pista. Além disso, a movimentação de muitos caminhões pesados e máquinas de grande porte, que fazem a escavação do terreno, requerem o estreitamento na faixa de rolagem da direita, no sentido sul.
Os veículos seguem em faixa única entre o início do viaduto de acesso ao bairro Morrotes, até a primeira curva no traçado da pista atual. O consórcio JDantas-Novatecna abre caminho com a escavação das rochas e a retirada de solo de baixa resistência. Para a remoção do material, escavadeiras e caminhões basculantes ficam próximos do fluxo da rodovia.
Em toda a entrada ou saída de equipamentos, trabalhadores monitoram o tráfego da rodovia e sinalizam a operação. Mesmo assim, é preciso reduzir a velocidade e ter atenção ao passar pelo local...Os motoristas também precisam atentar ao acesso à SC-390, que liga Tubarão a Orleans. Os caminhões basculantes utilizam o mesmo retorno em nível para acesso à frente de obras.
Quando pronto, o túnel para transposição do Morro do Formigão totalizará 900 metros. Serão duas faixas de rolamento e passagens para pedestres.
Recomendações de segurança
• Os motoristas e os moradores que residem nas proximidades não devem utilizar o espaço destinado ao acostamento para observar o andamento das obras de construção do túnel.
• No sentido norte, não há espaço para paradas, pois a faixa de rolagem da direita é destinada ao tráfego de veículos lentos, do início do morro até o acesso à SC-390.
• Outra recomendação de segurança é feita para a redução de faixas de rolagem, no sentido norte, próximo ao quilômetro 339, quando termina o trecho duplicado e inicia a pista simples, com tráfego em mão dupla. Neste segmento, o limite máximo de velocidade é de 80 quilômetros por hora, inferior ao estipulado para as pistas duplicadas, que é de 110 quilômetros por hora.
Calçadas são construídas em Tubarão
Os moradores do bairro São Cristóvão, em Tubarão, agora contam com a segurança das calçadas para se movimentar nas ruas laterais à BR-101. No segmento onde são construídas as calçadas, entre os quilômetros 341 e 343, existem dois viadutos.
Nos acessos a residências, ruas municipais ou empresas, os passeios receberam reforço na base de concreto para suportar o trânsito de veículos. Para que a construção ocorra, por vezes, é preciso interromper a faixa de rolagem da direita da rua lateral.
Por causa disso, os motoristas devem ficar atentos à restrição de pista.
Fora das obras estruturais, entre os 22 projetos socioambientais e um estudo que integram o Projeto Básico Ambiental (PBA), desenvolvidos paralelamente à duplicação, consta o programa de melhoria das travessias urbanas.
As ações são implementadas pelo Dnit com acompanhamento pela Empresa de Supervisão e Gerenciamento Ambiental (Esga). O objetivo é o planejamento, construção e operação da BR-101 de modo a integrá-la ao espaço urbano, a fim de minimizar os impactos sobre a comunidade que reside às margens da rodovia.
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Os passeios, com aproximadamente dois metros de largura, já estavam prontos no sentido norte da rodovia e, agora, seguem na direção oposta.
Fonte:Notisul
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