terça-feira, 12 de março de 2013

Multas para infrações de trânsito serão convertidas em advertências


Para o motorista que antes teria de pagar uma multa no valor de quase R$ 60 por uma infração de trânsito leve ou R$ 85,13 por uma infração média, uma boa notícia: em 15 dias, uma nova regra começa a valer no Distrito Federal. A partir de 26 de março, essas multas serão convertidas em advertências por escrito.

Segundo o Detran (Departamento de Trânsito), o condutor que cometer o deslize de dirigir com o braço para o lado de fora do veículo, por exemplo, que é considerado uma infração média e quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), será punido pelo órgão apenas com uma advertência por escrito. Para conseguir o benefício, o interessado não precisa ir ao Detran. Basta entrar no site, digitar os dados do veículo e do condutor. Na mesma hora, o sistema fará uma varredura no prontuário do motorista e responderá se ele se encaixa no perfil. Em caso positivo, é só o condutor imprimir o comprovante...
Apenas uma por ano
De acordo com o Detran, a conversão só poderá ser realizada uma única vez a cada 12 meses. Conforme relatou o diretor do órgão, José Alves Bezerra, essa medida é uma forma de educar os condutores. 

— Apesar de o Detran deixar de arrecadar, quem ganha é o órgão quanto os condutores. Esperamos que eles tenham mais consciência no trânsito. 


Alguns exemplos de infrações médias:

Dirigir o veículo com o braço para o lado de fora 
Estacionar o veículo na contramão 
Atirar objetos para fora do veículo 
Falar ao celular ou usando fones de ouvido enquanto dirige 


Alguns exemplos de infrações leves:

Parar afastado da guia de 50 centímetros a um metro 
Estacionar os veículos nos acostamentos 
Conduzir o veículo sem os documentos de porte obrigatório 
Usar buzina prolongada/sucessivamente a qualquer pretexto
Fonte: R7.com.br

Nenhum comentário: