sábado, 16 de março de 2013

Saiba como "ler" seu pneu


Está com dúvida se o pneu que você quer comprar segue as características dos originais? Basta “ler” o pneu. Como assim? O CESVI explica. O pneu traz um código escrito com uma série de informações, como data de fabricação, as dimensões do produto, entre outras. Aprendendo como ler essas informações codificadas, você pode evitar a compra de um pneu que não seja o mais indicado para o seu veículo. Confira a seguir um exemplo de código...
195/60 R 15 88 V

195 - Refere-se à largura do pneu em milímetros.

/60 - Indica o perfil do pneu (altura), que para este exemplo representa 60% da largura (0,6 x 195 = 117 mm).

R - Especifica o sentido de construção do pneu quanto ao posicionamento das lonas, sendo neste caso R de “radial”. Pode ter outra descrição com a letra D, de “diagonal”.

15 - Aponta o diâmetro da roda em polegadas; neste caso, 15” representa 38,1 mm.

88 - Representa o valor de carga admitida para este pneu. Existe uma tabela de referência, e 88 equivale a 560 kg de carga.

Confira a tabela de cargas e pesos.


V - Identifica o índice de velocidade máxima a que o pneu pode ser submetido. Para a letra V, é 240 Km/h.

Confira a tabela de velocidades.


DOT - 2311 Indicam a semana e o ano de fabricação do pneu. Para este exemplo, sabemos que o pneu foi fabricado na 23ª semana do ano de 2011. É importante que o pneu não ultrapasse cinco anos da data de fabricação, mesmo que ainda apresente pouco desgaste.

Para rodar com segurança

Verifique sempre a pressão dos pneus e siga os valores especificados pelo manual do seu veículo. Faça a calibragem a cada 15 dias, sempre com os pneus ainda frios, logo que você sair de casa ou do escritório. E fique de olho no nível de desgaste da banda de rodagem, observando os indicadores chamados TWI (Tread Wear Indicator). A partir do momento em que eles tocam o solo, isso indica que o pneu está no seu limite máximo de desgaste aceitável para a segurança.

Nenhum comentário: