segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Prefeito reuniu-se conversou com os integrantes da Guarda Municipal de Tubarão

Um encontro sugerido pelo prefeito interino Pepê Collaço com integrantes da Guarda Municipal de Tubarão (GMT) definiu na tarde desta segunda-feira (28), os próximos passos que serão tomados pela prefeitura para possibilitar o retorno integral dos guardas às atividades. Os Guardas Municipais deixaram de efetuar o trabalho nas ruas depois que o guarda Marcelo Goulart Silva, foi assinado no centro da cidade.

Depois da conversa, que contou com a participação dos secretários de Segurança e Trânsito, Toni Bittencourt e de Indústria e Comércio, Estêner Soratto da Silva Júnior, ficou decido que os guardas só retornarão às ruas quando forem comprados coletes à prova de bala, armas e outros acessórios de defesa.
Nesta segunda-feira (28), os GMs voltaram parcialmente ao serviço e efetuaram a guarnição de patrimônios públicos. “Já estamos efetuando a segurança de nove prédios públicos”, comentou o diretor da GMT, Adailton do Livramento. Ao final do encontro, o prefeito em exercício assinou o edital para a aquisição de 42 coletes. “Acreditamos que dentro de um prazo médio de 40 dias estes coletes já estejam disponíveis para uso do efetivo”, salientou Pepê.

O prefeito interino, no entanto, enfatizou que considera este um prazo muito longo para o retorno da GMT às ruas. “Vamos buscar medidas paliativas, como solicitar o empréstimo dos coletes, até que os nossos cheguem”, comentou. Nos próximos dias, Pepê Collaço espera assinar a ordem para aquisição de armas, spray de pimenta e demais acessórios. “Estes equipamentos devem chegar mais rápido, pois dispensam licitação”, citou. Enquanto a prefeitura efetua as compras, os 27 Guardas Municipais que ainda não fizeram o curso de tiro em Florianópolis serão capacitados. “Este curso promovido pela Academia de Polícia (Acadepol) é o mesmo feito pelos policiais militares e civis. A capacitação que eles terão será idêntica às demais polícias, tornando-os plenamente capazes de manejar uma arma”, explicou Adailton.

Pepê Collaço comprometeu-se ainda em falar com o comando da Polícia Militar para aumentar o número de policiais no trânsito de Tubarão. “A função da Guarda Municipal é salvaguardar patrimônios públicos e auxiliar no fluxo do trânsito. Mas, como eles estão nas ruas, a população acaba solicitando ajuda para outras ações que não são responsabilidade deles”, lembrou. Para o diretor da GMT, a conversa foi bastante produtiva. “Só estamos pedindo condições para mostrar um serviço de excelência. Vamos trabalhar em parceria com a prefeitura e em breve retornaremos à totalidade de nossas ações, com ainda mais disposição”, afirmou Adailton.
Secom/Tubarão

Nenhum comentário: