quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Testes com câmeras de vigilância iniciam nos próximos dias

Dentro de mais duas ou três semanas terão início os testes com as primeiras câmeras de monitoramento urbano nas ruas de Tubarão. A notícia foi dada nesta quinta-feira (17) pelo Tenente Coronel Vânio Luiz Dalmarco, coordenador do Sistema de Videomonitoramento da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), durante reunião com o prefeito Manoel Bertoncini.
A reunião contou ainda com a presença do secretário de Desenvolvimento Regional, Haroldo Silva, dos presidentes da Associação Empresarial de Tubarão (ACIT) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e representantes das polícias Militar e Civil de Tubarão.

Durante o encontro foi discutida a possibilidade de transmissão das imagens via rede de TV a cabo até a central de monitoramento. “É uma alternativa barata e que já existe na cidade”, justifica Dalmarco. De acordo com o diretor da TV Cabo Tubarão, Eduardo Saavedra, os cabos de transmissão hoje estão espalhados por 100 quilômetros de ruas na zona urbana da cidade, o que possibilitaria a instalação de pontos de monitoramento em diversas áreas da região central. Os testes devem começar dentro de 15 a 20 dias. Segundo Dalmarco, a proposta é que o governo do Estado forneça o sistema e instale as primeiras oito câmeras, que já foram adquiridas, deixando para o município e a comunidade a instalação dos demais pontos de monitoramento. A prefeitura deve assumir também o custo de transmissão das imagens até a central de monitoramento e a manutenção das câmeras.

O projeto da SSP prevê a instalação de 48 câmeras. “Vamos discutir com a Polícia Militar e a Polícia Civil os pontos mais críticos onde deverão ser instaladas as primeiras oito”, diz Dalmarco.

O prefeito Manoel Bertoncini não descarta parcerias com a iniciativa privada para instalação de pontos de monitoramento em locais estratégicos próximos a empresas, bancos e estabelecimentos comerciais. “Em outros locais, como em frente a escolas e prédios públicos, a prefeitura vai bancar”, antecipa.

O sistema, no entanto, só deve funcionar efetivamente dentro de seis meses, tempo necessário para a implantação completa dos equipamentos e instalação da central de monitoramento que será montada em uma sala no 5º Batalhão de Polícia Militar, juntamente com uma Central Regional de Emergência.

A reforma do espaço já está sendo licitada e a obra deve iniciar em 60 dias. “O monitoramento através de câmeras de vigilância é um investimento não apenas em segurança e prevenção à violência. Ele servirá também como instrumento de controle e vigilância do trânsito, possibilitando, inclusive, que as imagens captadas sejam utilizadas como prova judicial em caso de um crime ou acidente de trânsito”, exemplifica o secretário de Desenvolvimento Regional, Haroldo Silva.

No futuro o sistema poderá ser incrementado com equipamentos ainda mais modernos, que detectam movimento e que podem ser interligados ao sistema de vigilância das edificações próximas, permitindo, por exemplo, que as imagens das câmeras de segurança de uma agência bancária sejam transmitidas para a central de monitoramento da polícia sempre que o alarme da agência disparar.
Secom/Tubarão

Nenhum comentário: