segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Prefeitura de Tubarão adquire máquinas para ajudar na limpeza de vias públicas

O trabalho de limpeza e capinação de ruas de Tubarão ficará mais ágil nas próximas semanas com a ajuda de duas máquinas que estão sendo adquiridas pela prefeitura. A primeira delas vai ajudar as equipes da secretaria municipal de Serviços Públicos no trabalho de capinação de ruas lajotas e calçadas, serviço que hoje é feito inteiramente por trabalhadores braçais.

Além de cortar o mato rasteiro, o equipamento também varre a rua e junta a sujeira numa espécie de concha mecanizada. A vantagem está no tempo: em poucos minutos a máquina operada por um único trabalhador, faz o serviço que demoraria horas se feita manualmente envolvendo muito mais gente. A compra do equipamento não significa que a prefeitura vai dispensar a mão-de-obra que hoje faz este tipo de trabalho. “Com esta máquina poderemos atender melhor os bairros mais distantes, para onde é difícil deslocar uma equipe grande”, explica o secretário municipal de Serviços Públicos, Fabiano Bitencourt.

A outra máquina que está sendo adquirida pela prefeitura é uma roçadeira articulada. O equipamento, que pode ser acoplado a um trator agrícola, será usado na limpeza e roçada de terrenos e das margens de estradas. A vantagem, mais uma vez, é o tempo de serviço muito menor. Para o prefeito Manoel Bertoncini, que acompanhou na semana passada uma demonstração da máquina capinadeira, a mecanização dos serviços municipais é uma necessidade. Segundo ele as duas máquinas para a secretaria de Serviços Públicos serão adquiridas com recursos municipais, mas a prefeitura já solicitou ao governo federal dinheiro para a compra de mais uma roçadeira e de dois tratores novos. O secretário Fabiano Bitencourt diz que neste ano o trabalho de capinação de ruas será completado com a pintura dos meios-fios em todas as ruas do Centro e nas principais vias dos bairros.

Secom/Tubarão

Nenhum comentário: