Uma das soluções adotadas pelas montadoras é justamente a combinação de dois motores no mesmo veículo: o tradicional, a combustão, associado a um motor elétrico. Este último responde por parte da energia, reduzindo o trabalho do primeiro e, portanto, fazendo com que o veículo tenha um consumo menor de combustível líquido – seja etanol, gasolina ou diesel. Lembrando que a eletricidade é uma forma de energia limpa. Confira a seguir os diferentes tipos de veículos híbridos. É provável que logo você esteja guiando um deles.
Motor a combustão + elétrico
Só no elétrico
Mas se é só com o motor elétrico, por que é híbrido? Porque, embora responda pela tração, este tipo de motor ainda conta com uma forcinha do modelo a combustão. Só que, neste caso, o motor convencional está lá apenas para gerar energia para as baterias. Ou para segurar as pontas quando o sistema identificar que a carga da bateria está baixa.
A opção por ficar com a eletricidade ou a combustão é feita automaticamente. Este modelo de motorização serve bem a um veículo de peso médio, funcionando com baixa cilindrada. O consumo, claro, é bem pequeno: você pode dirigir por 600 km com apenas 35 litros de combustível líquido, combinando as duas motorizações. Se quiser ficar só com o elétrico, dá para fazer um percurso de 60 km e recarregar o sistema na tomada.
Mas não é só na tomada
Não, o motorista não precisa ficar desesperado à busca de uma tomada na estrada se tiver um carro híbrido, basta encontrar um posto de combustível comum. Nas duas opções que apresentamos neste boletim, as baterias são recarregadas automaticamente quando o motor a combustão entra em funcionamento.
Dependendo do modelo, o sistema de freios também pode contar com um dispositivo de regeneração de energia. Ele aproveita a energia gasta rotação das rodas no momento da frenagem para gerar energia para as baterias. Inteligente e econômico.
Mais informações www.cesvi.com.br
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