Esses e outros aspectos da pesquisa do estudo foram abordados no “Seminário Políticas para o Trânsito Seguro de Motos”, no dia 13 de setembro, na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal, em Brasília (DF). Participaram do debate vários especialistas e representantes de órgãos de trânsito...
No entendimento de Ricardo Xavier, diretor-presidente da Seguradora Líder, esse tipo de encontro é extremamente importante para a troca de dados visando um panorama mais preciso da real situação da violência no trânsito brasileiro.
“Apesar de os acidentes com motocicletas atingirem em maior número os jovens, essa é uma realidade que afeta a toda a população do país. O aumento na acidentalidade envolvendo crianças transportadas por motos também é uma questão muito preocupante”, aponta Ricardo Xavier.
De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), na última década houve um crescimento de 357% na frota de motocicletas no Brasil e o número de fatalidades nessa categoria de veículos acompanha essa tendência.
Considerando esse mesmo período, a Seguradora Líder informa que as indenizações por morte envolvendo motocicletas cresceram 134%, chegando a 17.812 casos em 2011, enquanto que as indenizações por invalidez permanente cresceram 1.378%, alcançando o número de 108.264 casos no ano passado.
Levando em conta os números de 2011, nos casos de invalidez permanente decorrentes de acidentes com motos indenizados pelo DPVAT, 60% das ocorrências foram com vítimas de 18 a 34 anos, justamente a faixa que compreende grande parte da população economicamente ativa do país.
Fonte: Agência Senado
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