sábado, 1 de setembro de 2012

Lei nos EUA pode impulsionar circulação de carros sem motorista

Legisladores da Califórnia, nos Estados Unidos, elaboraram um projeto de lei que pode impulsionar o desenvolvimento de carros autônomos, como o veículo sem motorista que o Google vem testando pelas ruas do país. O projeto de lei foi aprovado na quarta-feira pelo Senado estadual, e quer permitir a operação e teste dos veículos pelas vias públicas da Califórnia...
A lei exige que o departamento de trânsito do Estado adote novas regulamentações e normas de segurança para o tráfego dos veículos. No texto, os legisladores afirmam que os carros autônomos oferecem um aumento significativo na segurançam, mobilidade e benefícios comerciais.
O carro sem motorista do Google usa câmeras de vídeo montadas no teto, sensores de radar e uma mira a laser para enxergar outros carros e obstáculos no trânsito. Segundo a companhia, o veículojá rodou 480 mil km em testes. O estado americano de Nevada já concedeu uma licença para que o Google faça testes do seu veículo em vias públicas. O veículo usado tem uma placa especial, com fundo vermelho e um símbolo de infinito.
Durante conferência nos Estados Unidos em julho, o presidente do Google, Eric Schmidt, afirmou que os carros sem motorista “devem se tornar o modo predominante de transporte em nosso tempo”. O executivo afirmou que o carro desenvolvido pelo Google ainda enfrenta desafios, mas que a companhia já conversa com todos os fabricantes globais de automóveis.
Fonte: Terra

Nenhum comentário: