segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Equipamento emite alerta para o uso indevido de vagas no trânsito

Fazer o motorista infrator morrer de vergonha. Este é o objetivo de um equipamento desenvolvido pelo engenheiro mecânico Sérgio Yamawaki, de Curitiba, para monitorar o uso das vagas de estacionamento exclusivas para idosos e deficientes físicos. Sensores instalados no local e no carro indicam quem tem direito de parar o carro naquele espaço. Para o motorista espertinho, que não for reconhecido pelo sistema, o aparelho emite um aviso sonoro de que ele deve desocupar a vaga. Já o idoso ou deficiente com o sensor no carro terá uma melhor recepção, com uma mensagem de boas vindas...
“O objetivo é fazer a pessoa pagar mico mesmo. As pessoas não sabem as dificuldades dos idosos e dos deficientes, que têm uma limitação motora. O motorista que não deve parar ali até pode dizer que a vaga não estava ocupada, mas ela é exclusiva, e não preferencial. Quem para na vaga diz que é por apenas cinco minutos, o que a gente sabe que não acontece”, comenta o engenheiro.
Ele ressalta que a vaga de estacionamento exclusivo é diferente das filas de supermercado ou do banco. Os caixas podem atender qualquer cliente quando não há demanda pelo atendimento preferencial de idosos, deficientes ou gestantes.
A ideia de criar o dispositivo surgiu no ano passado e, desde lá, o engenheiro procurou diversas entidades e órgãos públicos para verificar a viabilidade do projeto. Todos aprovaram a ideia. Yamawaki explica que o protótipo foi desenvolvido juntamente com um plano de negócios e o custo para a produção em escala comercial, cujo valor seria acessível. Para evitar polêmicas, o dispositivo não está relacionado a multa. O protótipo foi mostrado em uma feira de tecnologia, que aconteceu recentemente em São Paulo.

Nenhum comentário: