segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Poluição visual: A ordem é limpar a cidade

Lily Farias
A quantidade de cartazes afixados em locais proibidos em Tubarão é tamanha que o secretário de segurança e patrimônio da prefeitura, Sérgio de Bona Portão, baixou a ordem: limpem a cidade! Além da poluição visual, a prática infringe o Código de Postura do Município, que proíbe a propaganda em monumentos, edifícios públicos, viadutos, escadarias e postes de energia elétrica, por exemplo. O infrator pode ser penalizado com multa e também ser obrigado a ressarcir quaisquer danos causados ao bem público. Este tipo de propaganda é permitida somente em terrenos ou bens particulares...
Os pontos mais críticos, são as pilastras de sustenção dos viadutos de acesso à cidade, na BR-101, especialmente o principal, da avenida Patrício Lima, e o norte, da Tancredo Neves (Jucasa)...Para a missão, Sérgio destacou a Guarda Municipal para auxiliar no trabalho. A ordem é aproveitar as rondas para efetuar também a remoção dos cartazes em locais inadequados.

Na última sexta-feira, somente no cruzamento das avenidas Getúlio Vargas (beira rio da margem direita) com a Tancredo Neves (da gráfica Coan), no bairro Revoredo, foram retirados 36 cartazes colados em uma placa instalada em terreno público. “A situação piora porque os cartazes antigos não são retirados, as pessoas colam um por cima do outro. Era tanto lixo que nem coube na viatura. Colocamos em uma lixeira próxima”, explica o secretário.


Sérgio lamenta a dificuldade de fiscalização e pede a ajuda da comunidade. “É importante que as pessoas denunciem estes infratores. É uma forma de contribuírem para termos uma cidade limpa e bonita”, incentiva.
Propaganda eleitoral


Conforme o Código de Postura do Município, a propaganda política é autorizada em locais públicos, desde que esteja dentro das regras previstas pela justiça e seja feita por meio de cartazes ou tinta lavável.
Fonte:Notisul

Um comentário:

Josias Faraco disse...

De nada adianta retirar as plaquinhas e os cartazes, sendo que a maior poluição visual em Tubarão são os enormes outdoors empilhados nas ruas e esquinas, atrapalhando não só os motoristas mas também encobrindo o visual da cidade.

Mas os outdoors a gente sabe que sai "caro" pra retirar. Quem entendeu, entendeu.