terça-feira, 4 de setembro de 2012

BR101: novo desvio para obras em Cabeçudas

Local será bem estruturado, em função de que a área é bastante urbanizada. Manobra é necessária para a construção da cabeceira norte a nova transposição do Canal de Laranjeiras.
O novo desvio para obras na BR-101 sul, no bairro Cabeçuda, em Laguna, terá prioridade em dispositivos de segurança para movimentação de pedestres. Com aproximadamente 700 metros de extensão, o segmento terá duas passagem provisória para travessia, bem como passeio público e faixa auxiliar para tráfego local de veículos. O desvio é montado para o início das obras de construção da cabeceira norte da ponte para transposição do Canal de Laranjeiras. A vegetação já foi suprimida. Agora é implantado um sistema de drenagem e feita a escavação do talude e retirada do solo de baixa resistência. Depois será feita a aplicação do asfalto. Também são construídas calçadas em 95% da extensão do desvio...
Haverá, em princípio, dois locais destinados a travessia de pedestres das faixas de rolagem. Para a movimentação local de veículos, o Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) vai disponibilizar uma faixa auxiliar da rodovia, no sentido sul, com 2,2 metros de largura, para facilitar a entrada e saída das garagens domiciliares. Nesta extensão, não permitido o estacionamento de veículos, e também não haverá ponto de parada para transporte coletivo. A medida garante a segurança no trecho, em função do alto fluxo da rodovia e as dimensões da faixa.
 Também não será permitida ultrapassagens neste ponto. Para isso, serão instaladas defensas metálica para divisão do fluxo da rodovia, em uma extensão de 450 metros, com espaço para a movimentação de pedestres. No segmento sem barreiras, tachões refletivos serão aplicados sobre a pista para coibir acessos indevidos ou retornos de direção em locais não autorizados. O limite de velocidade no desvio será de 60  quilômetros por hora para todos os tipos de veículos.
Dnit reforça fiscalização para coibir vandalismo
A destruíção da sinalização vertical definitiva, instalada na BR-101 sul, começa a tornar-se algo comum. Para coibir a depredação, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) aumentará a fiscalização. 
No mês passado, uma série de registro de depredação foram feitos ao longo da rodovia. Um painel orientativo foi danificado por vândalos nas proximidades de Maracajá. O mesmo ocorreu neste fim de semana junto a cabeceira norte da ponte sobre o Rio Tubarão.
No viaduto de acesso a Sangão, um caminhão realizou acesso indevido sobre a pista lateral e também destruiu as placas de orientação. Nos três casos, a sinalização não pode ser recuperada.
Também há trechos onde defensas metálicas, tampas de bocas-de-lobo, muretas de concreto e acessos à passarelas estão avariados. Na maioria dos casos isso ocorre por imprudência ou imperícia do motorista.
Além de destruir um bem público, este tipo de ação gera um gasto desnecessário. O preço médio por metro quadrado de sinalização varia entre R$ 260,00 a R$ 390,00. Sem contar o suporte para a instalação da placa, por exemplo.
Entre 2006 ao ano passado, o Dnit investiu R$ 5,5 milhões em sinalização vertical nas rodovias federais de Santa Catarina. Deste total, 30% (R$ 1,6 milhão) foi gasto na substituição de placas depredadas.
Fonte: NOTISUL

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