Sono e segurança no trânsito não combinam. Por isso, algumas montadoras estão investindo em tecnologias que ajudam o condutor a se manter atento na estrada. As ferramentas vão desde alertas luminosos até dispositivos que reposicionam o carro na pista em caso de desvio involuntário. A Ford desenvolveu um sistema de alerta aos motoristas - o Lane Keeping System - que monitora a trajetória do condutor na pista a fim de detectar sinais de fadiga ou sonolência. Previsto para ser integrado aos modelos Fusion e Explorer em 2013, o dispositivo funciona com base em informações captadas por uma câmera instalada no para-brisa do veículo, atrás do espelho retrovisor. A câmera é capaz de detectar as linhas divisórias da pista e estabelecer onde o carro deveria estar posicionado...
O sistema ainda conta com outras duas ferramentas para garantir a segurança da direção a partir do monitoramento da posição do veículo na pista. O Lane Keeping Alert faz o volante vibrar quando o carro fica muito próximo às faixas divisórias, com tempo hábil para reação do motorista. O mecanismo pode ser complementado pelo Lane Keeping Aid, que atua girando o volante automaticamente, na medida necessária para reposicionar o veículo. Para que o comando não interfira em manobras pretendidas pelo motorista, basta sinalizar a conversão. O motorista ainda pode selecionar o modo de operação, utilizando as duas ferramentas (Alert e Aid) ou apenas uma delas.
Mecanismos analisam comportamento do condutor
A Mercedes-Benz também possui tecnologia para evitar acidentes causados pela sonolência dos motoristas. O Attention Assist, disponível no Brasil em novos modelos da classe C, analisa continuamente o comportamento de direção do condutor. A varredura busca detectar características típicas de sonolência ou desatenção. Caso haja risco, sinais sonoros e visuais são emitidos.
Como opção prática, uma empresa dinamarquesa desenvolveu o Anti Sleep Pilot (ASP), dispositivo portátil que calcula o nível de fadiga do condutor por meio de um perfil de risco (determinado por um questionário preenchido pelo motorista) e dados obtidos pelos sensores do aparelho, que identificam níveis relacionados a 26 fatores que interferem na direção.
O ASP ainda possui um sistema que mantém o motorista alerta por meio de testes sonoros produzidos com um intervalo entre 10 e 25 minutos. Para desativá-lo, o condutor deve tocar no aparelho uma vez. O tempo de reação é registrado e serve de base para o cálculo do nível de fadiga. Caso atinja um ponto crítico, o ASP emite sinais sonoros e visuais e recomenda a parada. A lógica funciona da mesma maneira em aplicativo, que custa US$ 19,90 e está disponível para iPhone. Hoje, o produto está esgotado segundo o site oficial, mas a previsão é de que novos aparelhos sejam disponibilizados. O valor é de US$ 179.
Fonte: Terra Brasil
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