A estrutura da cabeceira Norte, edificada no viaduto de acesso ao contorno de Araranguá, se aproxima em ritmo acelerado das pistas da BR-101 Sul. Com a instalação das pilastras e vigas, uma das maiores Obras-de-arte Especiais (OAEs) da duplicação da BR-101 vai ganhando forma.
O consórcio Construcap/Mac, responsável pela obra, realizada o içamento de vigas nos últimos vão antes de iniciar o talude com aterro para ligar a rodovia ao viaduto. Nas pistas elevadas, são instaladas as pré-lajes, que sustentarão as faixas de rolagem. Sob a estrutura, um canteiro de obras diversificado produz lajes, ferragens para vigas e dá suporte para vários outros serviços essenciais aos funcionários, como alimentação e descanso. Na cabeceira Sul, segue a amarração de ferragens para edificação das pilastras.
Viaduto é a primeira OAE do lote
A estrutura no km 411 vai interligar os outros dois viadutos construídos para transposição do banhado de Maracajá. Esta é a primeira OAE pertencente ao lote 29 e uma das maiores de toda a duplicação da rodovia. A obra faz parte do Contorno de Araranguá.
O Contorno foi projetado para redimensionar o fluxo de veículos da BR-101 Sul para fora do centro da cidade, proporcionando maior fluidez no tráfego da rodovia e maior segurança para os moradores lindeiros ao traçado antigo das pistas, localizado entre os quilômetros 411 e 416.
Além do viaduto em execução no quilômetro 411, o Contorno terá uma ponte sobre o rio Araranguá, a qual passa por readequações no projeto, uma Passagem Inferior para abrigar o fluxo da SC-449 (anexa a estrutura da ponte), uma passagem inferior para pedestres, um viaduto para abrigar o fluxo da rodovia municipal ARA-271 e um viaduto ligando as pistas do Contorno à BR-101 Sul.
As pistas projetadas para o Contorno, num total de cinco quilômetros, têm a instalação de 2,5 quilômetros de pavimento asfáltico concluído. As pistas estão alocadas entre as lavouras de arroz, próxima a SC-449, passando pelo bairro Operária e alcançando o bordo da rodovia no bairro Mato Alto.
As pistas estão edificadas para ambos os sentidos da rodovia, com as camadas asfálticas concluídas. Não há tráfego circulando pelas faixas, somente a movimentação de trabalhadores e equipamentos envolvidos na edificação do pavimento. Há tráfego, contudo, na rodovia municipal ARA-271, que atravessa por entre as pistas do Contorno, dentro do bairro Operária, com o fluxo de pedestres da comunidade lindeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário