quarta-feira, 17 de agosto de 2011

“OPERAÇÃO CATETERISMO”- Guarda Municipal desobstruindo as vias arteriais


Guarda Municipal fazendo semáforo manualmente 


Tubarão há tempos vem sofrendo com os inúmeros congestionamentos na área central. Automóveis e Caminhões rodam em baixas velocidades ou ficam todos parados em filas nas ruas e avenidas devido ao grande fluxo de veículos que circulam na cidade. Isso geralmente ocorre diariamente, mas em horário de pico de movimentação, que ocorre por volta das 12:00h e no final da tarde, quando o comércio local fecha as portas e pais resgatam seus filhos de carro nos colégios São José e Escola Técnica, o ‘entupimento’ aumenta consideravelmente no centro de Tubarão.

Atualmente a demanda de veículos da cidade excede a capacidade da vias, provocando um grande problema urbano e ocasionando o aumento do estresse, já que o “anda e para” acaba atrasando os compromissos e mexendo no bolso do cidadão - com o consumo excessivo de combustível.
A cidade conta com vias que são caracterizadas (segundo o Código de Trânsito Brasileiro) como: Vias de trânsito rápido, coletoras, locais e arteriais.

Dentro de suas atribuições e sabendo dos problemas que os munícipes sofrem cotidianamente; e com o objetivo de minimizar a dificuldade dos usuários das vias públicas, a Guarda Municipal de Tubarão (GMT) vem trabalhando diariamente para que o fluxo de veículos seja contínuo no centro de Tubarão. Com a operação batizada “CATETERISMO” o trabalho tem se concentrado nas ruas mais criticas e, principalmente, nas vias arteriais.

Tais vias distribuem a maior concentração de veículos para o coração da cidade. A obstrução de uma arterial pode trazer consequências negativas em suas ramificações, (via coletora e local) visto que é a via arterial que faz a ligação mais rápida com outras ruas, desobstruindo e normalizando o trânsito da cidade azul. 

Os trabalhos tem se concentrado principalmente na orientação, notificação, e até mesmo em alguns casos removendo os veículos estacionados em locais proibidos. Esse tipo de infração (local proibido) provoca efeitos negativos e contribui para um trânsito cada vez mais complicado nas ruas e avenidas da cidade. A (GMT) também tem monitorado as vias mais “trancadas”  e quando necessário assumi o trânsito manualmente nos semáforos e cruzamentos.

Assim como um médico desobstrui a veia arterial de um paciente implantando um cateter para normalizar a circulação de sangue, a Guarda Municipal vem “desentupindo” as vias arteriais do município através da operação “CATETERISMO”, mantendo as ruas do coração da cidade livres e saudáveis para o trânsito mais tranquilo dos veículos e pedestres.


veículos estacionados em locais proibidos prejudicando o fluxo 


Maciel Brognoli

Nenhum comentário: