sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Novas placas para veículos chegam em 2012

As novas placas para veículos, com material refletor, chegam em janeiro de 2012. As placas para as motocicletas, além de mais visíveis, vão ser maiores que as atuais. A partir do próximo ano, todos os veículos licenciados ou que mudarem de estado ou com a placa em mau estado de conservação vão ter que trocar a chapa. 
Segundo o diretor do Denatran, Departamento Nacional de Trânsito, Orlando Moreira da Silva, o objetivo dessa mudança, especialmente no caso das motocicletas, é facilitar a fiscalização. "O benefício é para a fiscalização, ou seja, hoje a placa da motocicleta, muitas vezes o tamanho dela dificulta que um agente de trânsito, no momento em que ele precisa anotar o número, por exemplo, da placa, o alfa-numérico da placa, no tamanho que existe hoje, ele tem alguma dificuldade. Então nós procuramos dotar a placa da motocicleta do tamanho, ou seja, o que foi possível aumentar.

Foi pouca coisa, não aumentou muito. Mas aquilo que foi possível para tornar esse veículo, no trânsito, visível. Pelo menos o número da placa, pra quando necessário, o agente de trânsito anotar o seu alfa-numérico". Essas novas placas devem melhorar a visibilidade do veículo, tanto em situações adversas como neblina ou chuva, quanto nos casos em que o veículo passa por um radar. Essa mudança também prevê a padronização das letras no sentido de melhorar a diferença entre a letra "O" e "D" e por fim na origem de algumas contestações de multas. 
Reportagem, Iuri Guerrero

Nenhum comentário: