sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Mesmo proibidos, motociclistas andam com pneus remoldados

Apesar de ser proibido por lei, motociclistas continuam andando com pneus remoldados.
A lei foi aprovada em 2004, mas foi suspensa em 2008. Somente em abril deste ano,o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) editou a resolução e proibiu o uso definitivamente. O motociclista que for pego com o pneu remoldado terá a moto apreendida.

A multa para motos com pneu remoldado é de R$ 127 e o motociclista perde cinco pontos na carteira. Somente no começo deste mês, 10 motos com pneus desgastados ou remoldados foram trazidas para o pátio de Casa Branca. “A retirada desses veículos que não estão em condições de rodar é pensando na segurança do condutor e dos demais”, disse o tenente da Polícia Rodoviária Edoaldo da Silva.
O empresário Francisco de Assis Jeremias explica que, na reforma, um pneu careca recebe uma nova cobertura de borracha. A diferença é que ele perde as informações de capacidade de peso, velocidade e data de fabricação, que vem no pneu original. “Esse pneu era utilizado por motoboys por causa de preço”, disse.

Segundo ele, a venda do pneu remold para carro é liberada e custa a metade do preço de um novo. “A diferença é que um pneu de moto tem duas lonas. De carro tem quatro, seis ou oito dependendo da utilização do veículo. O pneu remold de carro é regulamentado pelo Inmetro e o de moto não”, explicou.
Fonte: EPTV

Nenhum comentário: