quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Câmera de marcha a ré poderá ser obrigatória em veículos

A Câmara analisa o Projeto de Lei 647/11, do deputado Fernando Coelho Filho (PSB-PE), que inclui a câmera de marcha a ré entre os equipamentos obrigatórios dos veículos automotores. 

A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), que hoje lista como itens obrigatórios o cinto de segurança, o encosto de cabeça e o airbag frontal para o condutor e o passageiro do banco dianteiro, entre outros.
Segundo a proposta, a exigência das câmeras será progressivamente incorporada aos novos projetos de veículos um ano após a sua regulamentação pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 

A partir do quinto ano, valerá para os demais automóveis zero quilômetro de modelos ou projetos já existentes. Trata-se de cronograma de instalação semelhante ao dos airbags, que foram incluídos na lei como itens obrigatórios em 2009.
O sistema da câmera de ré funciona acoplado a uma pequena tela, no interior do veículo, que oferece uma visão da parte traseira do carro quando a ré é engatada. “A câmera pode ser essencial para prevenir pequenas colisões ou algo mais grave, como um atropelamento”, afirma Coelho Filho.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Agência câmara

Um comentário:

Fabio disse...

Acho realmente engraçado. Estamos assumindo a burrice e ineficiência das escolas e auto-escolas como fato. Primeiro aumentaram o tempo de ensino fundamental de 8 para 9 anos sem aumentar o conteúdo. Ou seja, assumiu-se que o mesmo conteúdo que crianças de 20, 30 anos atrás aprendiam, as crianças de hoje (ou seriam os professores de hoje?) não conseguem mais aprender. Agora, uma simples manobra em marcha ré, que exige apenas atenção e uso de retrovisores, precisa ser garantida por câmera. É o Brasil emburrecendo a cada dia que passa!