terça-feira, 13 de setembro de 2011

Índios bloqueiam BR-101, em Biguaçu, para protestar contra política de saúde indígena


Cerca de cem índios fecharam a BR-101, em Biguaçu, na Grande Florianópolis, por uma hora para protestar contra a política de saúde indígena, na tarde desta terça-feira. O grupo interditou a rodovia no sentido Sul, no Km 190, em frente à aldeia, por volta de 14h, e o trânsito foi liberado às 15h, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Houve formação de fila de cinco quilômetros em direção ao Sul.

Após o bloqueio, os manifestantes seguiram pelo acostamento. Eles devem continuar o protesto na sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Florianópolis.

Segundo o cacique Hyral Moreira, a ideia é chamar a atenção da imprensa para as irregularidades de um edital para a contratação de ONGs que prestariam serviços à saúde indígena. 

De acordo com ele, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) teria credenciado apenas uma instituição para atender toda a população e as outras 20 ONGs inscritas, que já vinham prestando atendimento aos indígenas, foram desclassificadas.

Os índios vão tentar negociar com representantes da Funasa a revisão do edital. Para o cacique, o documento deve ser refeito pois os indígenas não foram consultados na elaboração do projeto. Eles também pedem o afastamento do Secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza, (SESAI), que estaria beneficiando uma ONG.

DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário: