Fenômenos climáticos podem interferir na segurança do trânsito, alterando as condições da via, diminuindo a capacidade visual do condutor, e modificando padrões de condução e comportamento dos veículos, como aderência dos pneus e estabilidade. As condições de mau tempo podem se agravar a ponto de impedir o deslocamento seguro.
A chuva reduz a visibilidade, diminui a aderência dos pneus ao solo (principalmente em curvas), aumenta consideravelmente o espaço percorrido em frenagens e dificulta manobras de emergência.
O início da chuva torna a pista ainda mais escorregadia, devido à mistura de água com pó e outros resíduos.
Quando for inevitável dirigir sob chuva, os condutores em geral devem observar os seguintes pontos: redobrar a atenção, reduzir a velocidade, aumentar a distância dos demais veículos, redobrar o cuidado em curvas e frenagens, manter acesa a luz baixa, evitar passar sobre poças ou lugares com acúmulo de água.
Além disso para condutores de automóveis e demais veículos de quatro rodas: manter as palhetas do limpador de para-brisas em bom estado, manter os vidros limpos, desengordurados e desembaçados.
Para motociclistas e condutores de veículos de duas ou três rodas: manter a viseira ou óculos de proteção limpos e desengordurados, usar roupa apropriada, como capa ou macacão impermeável.
Durante ou após as chuvas, a água acumulada sobre a pista pode provocar situações especiais de perigo: trata-se de AQUAPLANAGEM ou HIDROPLANAGEM, fenômeno no qual os pneus não conseguem remover a lâmina de água e, literalmente perdem contato com a pista.
A aquaplanagem ocorre pela combinação dos seguintes fatores: excesso de água na pista, velocidade incompatível e pneus com profundidade de sulco insuficiente (carecas).
Durante a aquaplanagem, a direção fica repentinamente leve e o condutor perde o controle do veículo. No caso de motocicleta, torna-se muito difícil controlá-la e a queda é praticamente inevitável.
Condutores de automóveis e motocicletas devem adotar os seguintes procedimentos em caso de aquaplanagem: segurar firmemente o volante ou guidão, sem virá-lo. Rodas dianteiras viradas para um dos lados podem levar ao capotamento quando a aderência voltar a existir entre os pneus e a pista. Desacelerar o veículo e diminuir a velocidade, mas não frear bruscamente, pois se as rodas estiverem travadas no momento que voltar o contato dos pneus com a pista, o veículo se desgovernará. Estabelecer um padrão seguro de velocidade para a situação.
É dever do proprietário do veículo trocar os pneus sempre que a profundidade dos sulcos atingir 1,6 mm. Adiar a hora da troca é uma economia que não vale a pena.
Você pode fazer um trânsito melhor. Use estas dicas e torne a sua vida e a dos demais usuários do trânsito mais segura.
Portal do Trânsito
Nenhum comentário:
Postar um comentário