Up! será vendido na Europa ainda neste ano Foto: Julia Dócolas/Especial para Terra |
Não são só os modelos luxuosos que atraem a atenção no 64º Salão do Automóvel de Frankfurt. O compacto Up! da Volkswagen - com 3,54m de largura, 1,48 de altura e 929 kg - reúne tecnologia, máxima utilização de espaço e eficiência a um custo acessível. Na Europa, o preço está estimado em menos de 10 mil euros (cerca de R$ 23 mil). No Brasil, a Volkswagen estima que o Up! será vendido a partir de 2014 por R$ 23 mil - tornando-se assim o carro mais barato da empresa no País (hoje este posto é do Gol geração 4, que custa a partir de R$ 26 mil).
O Up! foi apresentado em público pela primeira vez no salão alemão. Quando anunciado, no mês passado, a Volkswagen chegou a compará-lo com o Fusca, dizendo que o modelo iria democratizar o acesso aos veículos. Segundo a empresa, ele é o primeiro carro da categoria com um sistema de segurança que consiste em um sensor na parte da frente, que rastreia até 10 metros, e aciona o sistema de freios no caso de uma colisão frontal iminente.
O Up! será fabricado em seis versões - E-Up!, Eco-Up!, GT-up!, Cross-Up! e as simpáticas versões de verão Up! Azzurra Sailing Team e o Buggy Up!. As seis versões do carro foram referidas como "A Nova Pequena Família" da Volkswagen. E é nesse tom mais informal e carismático que a fabricante pretende conquistar o público: um carro para todos. O velho Buggy tem um design arredondado, lembrando um pequeno carro de corrida. Já a versão Azzurra Sailing Team tem detalhes em madeira, bancos reclináveis e até espaço para um chuveirinho na parte de trás, perfeito para a ducha depois do banho de mar.
"O Up! é um carro especial para a cidade com carisma. Um carro para todos os desejos", afirmou Christian Klingler, membro da comissão de administração da Volkswagen. O carro começará a ser comercializado na Alemanha ainda em setembro e em dezembro no resto da Europa.
O Salão
O salão do automóvel de Frankfurt abre as portas de sua 64ª edição ao público nesta quinta-feira com 1.012 expositores de 32 países, segundo dados da organização do evento. Durante 10 dias, 89 estreias mundiais devem ser apresentadas pelas montadoras de veículos. Cerca de 15 mil pessoas trabalham nos 235 mil m² do evento, que espera receber 950 mil visitantes, superando os 800 mil registrados na última edição. Os ingressos custam 15 euros por dia.
Porsche, Ford, Mercedes-Benz, Hyundai, Opel, koda, SsangYong, Suzuki, Volkswagen, Audi, Opel, Citroën, Peugeot, Renault, Hyundai, Kia, entre outras, têm estande no evento. O salão do automóvel de Frankfurt tem 114 anos de história e foi palco para o lançamento de carros como o Porsche 911, apresentado em 1963, o Fusca, na última edição antes da 2ª Grande Guerra, em 1939, do Kadett e do Monza, entre muitos outros.
Site Terra - Julia Dócolas
Nenhum comentário:
Postar um comentário