quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Tubarão pode ter 28 câmeras de vigilância até o fim do ano

TUBARÃO – As câmeras de monitoramento já têm data para estar funcionando em Tubarão e o número de equipamentos poderá ser bem maior do que o previsto ainda para este ano. Durante reunião realizada na terça-feira entre autoridades e representantes empresariais, no 5° Batalhão da Polícia Militar, foi estipulado até o dia 30 de dezembro para a inauguração. Inicialmente, seriam oito câmeras, mas há possibilidade de serem 28, já nesta primeira etapa.

A reunião foi realizada exclusivamente para discutir a instalação das câmeras, contando com a presença do secretário de Desenvolvimento Regional, Haroldo Silva, o prefeito em exercício, Pepê Collaço, secretários municipais e o comandante do Batalhão, tenente-coronel Ângelo Bertoncini, além do presidente da Acit, Eduardo Nunes, e a presidente da CDL, Eliane Fernandes. “No encontro decidimos que o sistema de videomonitoramento será inaugurado até o dia 30 de dezembro, com as oito câmeras que foram adquiridas pelo Estado. Este será o prazo máximo”, aponta Eduardo.

Além das oito câmeras iniciais, as entidades empresariais e a prefeitura tentarão adquirir mais 20 câmeras para serem instaladas no mesmo prazo. “O equipamento adquirido pelo Estado comporta até 28 câmeras. Então, além das oito, queremos buscar parcerias entre os empresários e a prefeitura para adquirir outras 20. Estaremos trabalhando para que todas estas câmeras estejam em funcionamento até o dia 30 de dezembro”, explica o presidente da CDL.


Os locais onde as câmeras serão instaladas são apontados através de um planejamento. “Houve um estudo com base técnica sobre estes locais para que os equipamentos gerem efeitos positivos. Uma câmera não pode ficar isolada da outra, precisamos que a imagens tenham sequência. Inicialmente, elas devem ser instaladas nas áreas centrais da cidade e nos acessos ao município. Com certeza o resultado será positivo, assim como em outras cidades que já possuem o equipamento”, aponta o tenente-coronel Ângelo Bertoncini. 


Para que as câmeras sejam instaladas, estão sendo feitas reformas em um prédio do batalhão, onde funcionará a Central Regional de Emergências (CRE) de Tubarão. Na região da Amurel, apenas Imbituba já conta com videomonitoramento. O sistema com seis câmeras foi implantado em novembro do ano passado e será ampliado para 12 até o fim do ano. Laguna, Capivari de Baixo e Braço do Norte também estão no caminho para adquirir os equipamentos. 
Diário do sul

Nenhum comentário: