A cor branca conseguiu empatar com a prata no quesito mais popular em vendas no mundo dos carros. De acordo com a tradicional pesquisa Global Automotive Color Popularity Report, realizada pela DuPont – entre as principais fornecedoras de tinta automotiva no mundo —, um aumento substancial na popularidade do branco/branco pérola globalmente em 2011 permitiu superar as antigas rivais preto e cinza, juntando-se ao prata no topo do ranking mundial de cores no relatório deste ano. Isso porque a procura desse tom cresceu no segmento de luxo.
O prata liderou o mercado na América do Sul com 30% de participação e foi também a cor preferida no Brasil. A segunda cor mais popular na América do Sul, o preto/efeito de preto, representou 19% da região, e o branco/branco pérola ficou no terceiro lugar na região, com apenas 17% do mercado geral da América do Sul e participação semelhante no Brasil.
Em seu 59º ano, o relatório da DuPont é o maior e mais longevo em sua categoria, que inclui rankings de popularidade de cores automotivos e tendências de 11 importantes regiões automotivas do mundo.
Branco ecológico
Em 2010, branco/branco pérola empatou em terceiro lugar com o cinza no ranking mundial de cores, com apenas 16% de participação, mas sua atual popularidade na América do Norte, combinada com crescimento da popularidade na Europa, China, Coreia, América do Sul e África do Sul, ajudou a elevar sua posição em 2011 para 22% globalmente. Preto e cinza caíram para terceiro e quarto lugares, respectivamente, no relatório deste ano, com vermelho e azul fortalecendo e mantendo quinto e sexto lugares.
“Enquanto branco/branco pérola tem sido historicamente uma cor popular para veículos, vimos uma mudança na sua popularidade neste ano. O índice foi maior do que a DuPont esperava”, diz a gerente de Marketing de Cores da DuPont, Nancy Lockhart.
Prata e preto têm sido reconhecidos há muito tempo entre as três principais cores em termos de popularidade. No entanto, nos últimos anos, branco/branco pérola tem crescido de forma regular em popularidade fora da América do Norte. Em 2011, saltou mais de quatro pontos percentuais, de acordo com Lockhart.
“Tem havido uma maior aceitação do consumidor em relação ao branco, e nossos clientes estão atendendo à demanda do consumidor por um visual mais limpo que essa cor traz ao design dos veículos”, disse a gerente. “Prata e preto foram mais uma vez as principais cores de luxo, mas o branco cresceu nessa área. A tendência geral de luxo casual se espalhou para vários tipos de veículos. A expectativa de ter um veículo de aparência luxuosa foi detectada globalmente. Os efeitos do branco clássico e pérola estão inspirando um design de luxo.”
Para o designer de Cores da DuPont para a Europa, Elke Dirks , o branco também é visto como inspiração para a megatendência ecológica na Europa, porque representa o minimalismo moderno e as tecnologias do futuro. “Essa tendência também resultou em um aumento considerável do branco/branco pérola no segmento de luxo”, explica.
Azul cresce na região Ásia-Pacífico
Por outro lado, na região Ásia-Pacífico, o azul apresenta uso crescente no segmento de carros pequenos e outras cores são mais amplamente utilizadas. Segundo a Dupont, a tendência é uma mudança de cores mudar para tons naturais e do ambiente, com o azul. “Vimos uma queda no preto, à medida que o azul vem crescendo no segmento de carros pequenos e outras cores estão sendo mais amplamente utilizadas em todos os segmentos”, afirma a gerente de Marketing de cores da DuPont para a Ásia-Pacífico, Kumiko Ohmura.
Confira o ranking do relatório da DuPont
1. Branco/branco pérola e Prata – empatados com 22%
3. Preto/Efeito de preto – 20%
4. Cinza – 13%
5. Vermelho – 7%
6. Azul – 6%
7. Marrom/Bege – 5%
8. Verde – 2%
9. Amarelo/Ouro –1%
10. Outros – 2%
Fonte: VNews
Nenhum comentário:
Postar um comentário