terça-feira, 29 de novembro de 2011

Crianças irão à escola com 4,6 mil bicicleta

A prefeitura de São Paulo vai oferecer 4,6 mil bicicletas para que os alunos dos 45 Centros Educacionais Unificados (CEUs) se desloquem de casa para a escola. O projeto será para os alunos entre 10 e 14 anos, que estudam entre o 6º e 9º ano do ensino fundamental.

As crianças não serão obrigadas a pedalar: o uso da bicicleta será opcional, e os pais terão de concordar com ele por escrito. O plano, que será implantado em quatro fases, não será apenas de transporte, segundo o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider. A ideia é misturar aprendizagem sobre trânsito, meio ambiente e trabalho em grupo.

A primeira etapa, que já está ocorrendo, é a de instalação de mais de mil paraciclos – estruturas para amarrar a bicicleta – nas escolas municipais. Na segunda fase, prevista para o início do ano letivo de 2012, as crianças terão de recolher materiais recicláveis, como garrafas e sacolas plásticas, que serão utilizados na fabricação dos quadros das 4,6 mil bicicletas.

Aprendizagem
No terceiro estágio do programa, as crianças terão aulas de equilíbrio e educação de trânsito, e receberão um certificado ao concluir a aula.
Por último, os alunos começarão a se deslocar com as bicicletas – essa etapa deverá ocorrer até meados do ano que vem. Os estudantes terão aulas de como pedalar nas ruas, e serão acompanhados por monitores no sistema “bike-bus”, uma espécie de comboio das bicicletas.
“Tudo isso vai ser feito com muito cuidado e zelo, coordenado com os órgãos de trânsito. Como são alunos de CEU, normalmente já moram mais próximos da escola”, afirmou a “O Estado de S. Paulo” Schneider, que se inspirou em experiencias internacionais e na convivência com cicloativistas para criar o programa. Como o novo plano de bicicletas acontecerá apenas nos CEUs, o sistema de Transporte Escolar Gratuito não será alterado.

Os monitores e a montagem das bicicletas a partir de material reciclado deverão ser contratados através de convênio com entidades de ciclistas: a capital será separada em áreas, que serão atendidas por diferentes grupos. O o valor total do plano, incluindo mão de obra e materiais, deverá custar cerca de R$ 2 milhões por ano.
Destak Jornal

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