terça-feira, 15 de novembro de 2011

Nova série do BLOG TrânsitoTubarão - "MARCAS DO TEMPO"

Foto e textos: Maciel Brognoli

A ferrugem é o resultado da oxidação do ferro. Este metal em contato com o oxigênio presente na água e no ar se oxida e desta reação surge a ferrugem que deteriora pouco a pouco o material original.

Para evitar que as placas de trânsito e demais objetos feitos de ferro se decomponham por causa da oxidação é necessário evitar que o entrem em contato com o oxigênio, o que pode ser obtido através da pintura, ou cobertura da superfície de ferro com óleo. Sem os devidos cuidados na manutenção as “MARCAS DO TEMPO” entram em ação ocorrendo o que vemos na imagem.









                                                                                   Foto: Maciel Brognoli

Esse cabo da telefonia na Rua Maria Sachetti Antunes, bairro São João MD - vêm arriando aos poucos em virtude das “MARCAS DO TEMPO” sem nenhuma assistência por parte da empresa responsável. No momento o cabo está  segurado por um emaranhado de fios. O próximo caminhão baú que passar por esta rua provavelmente arrancará os fios deixando os moradores sem telefone.






                                                                              Foto: Maciel Brognoli

Você sabe o que é uma boca de lobo? Vejamos a seguir a definição da Associação Brasileira de Normas Técncias (ABNT):

“Abertura localizada na sarjeta ou sob o meio-fio ou calçada, que tem a finalidade de captar as águas pluviais que escoarem pelas sarjetas para em seguida conduzí-las ao sistema de drenagem”

Essa boca de lobo na AV. Marcolino Martins Cabral, devido as “MARCAS DO TEMPO” sem limpeza fechou totalmente com o acumulo de lodo e sujeira.










Parte interna do galpão ao lado do ginásio Salgadão, em Oficinas

Fotos: Maciel Brognoli

Essas fotos são do prédio ao lado do ginásio Salgadão, no Bairro Oficinas. Nesse caso, a teoria das JANELAS QUEBRADAS e as “MARCAS DO TEMPO”  no abandono explicam porque os usuários de drogas invadiram o prédio tornaram o local uma balbúrdia generalizada.








Nenhum comentário: