Segundo Coutinho, não se questiona a funcionalidade dos equipamentos, mas, sim, se existe a chamada “indústria de multas”. “O que se pretende com essa audiência pública é debater e mostrar para sociedade civil os critérios que a administração pública federal utiliza para instalar os equipamentos e quais os mecanismos que o Poder Público utiliza para fiscalizar os contratos entre as empresas que fornecem e operam os aparelhos e as diversas prefeituras e órgãos de trânsito dos estados e municípios”, explica. Assim, para o parlamentar, as dúvidas quantos aos radares são de ordem legal e constitucional. “Empresas privadas que instalam os instrumentos que aferem velocidade dos veículos de forma eletrônica e extraem multas de trânsito, estão praticando atos privativos da administração pública”, acrescentou.
Foram convidados para a reunião:
- o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Julio Ferraz
Arcoverde;
- o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes
(DNIT), Jorge Ernesto Pinto Fraxe; e
- o engenheiro de tráfego Paulo Cesar Marques da Silva.
A reunião será realizada às 14h30, no Plenário 8.
Fonte:Agência Câmara
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