Em segundo lugar aparece o Fiat Uno Evo (modelos Attractive, Vivace, Way e Sporting), com depreciação de 11,4%. Em terceiro e quarto lugares estão o Fiat Mille Economy versões Fire 1.0 8v e Way 1.0 8v, com desvalorização de 11,7% e 11,9%, respectivamente. O valor de mercado desses modelos, ano 2012, varia entre R$ 20 mil e R$ 30 mil, segundo a Fipe.
Na lista dos 10 carros que perderam menos valor de mercado ainda estão o Fiat Strada cabine dupla e cabine estendida, o Chevrolet Classic e o Volkswagen Gol Geração 5 e Geração 4.
Os carros nacionais, modelos populares, são os menos desvalorizados por conta da alta procura, ao contrário dos importados. que têm menor demanda e peças mais caras.
No último ano, o carro que apresentou a maior depreciação foi o Jeep Cherokee 4x4. O modelo perdeu até 25,6% de seu valor. O Volkswagen Touareg 4X4 desvalorizou 25,1% e o Chrysler Town&Country, 25%.
IPVA dos veículos de passeio será, em média, 9,89% menor
Se há uma vantagem em ter o veículo desvalorizado é o reflexo no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores ). Em 2013, segundo a Secretaria da Fazenda, o imposto dos automóveis de passeio ficará, em média, 9,89% mais barato em São Paulo. O IPVA leva em consideração os valores pesquisados pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
A tabela completa do IPVA 2013 pode ser conferida no site da Secretaria da Fazenda (www.fazenda.sp.gov.br).
Os proprietários de veículos movidos a gasolina e os bicombustíveis pagam 4% sobre o valor do veículo. Para carros a álcool, eletricidade ou gás a alíquota é de 3%. As picapes cabine dupla pagam 4%. Os utilitários (cabine simples), ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares recolhem 2% e os caminhões pagam 1,5%.
O estado de São Paulo tem uma frota de cerca de 21 milhões de veículos. Desses, 16 milhões estão sujeitos ao recolhimento do IPVA, 4,8 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação e cerca de 200 mil são considerados isentos, imunes ou dispensados do pagamento.
Fonte: Diário de São Paulo
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