sábado, 5 de março de 2011

Aranha que gosta de gasolina provoca recall de carro nos EUA

Uma aranha que gosta tanto do cheiro de gasolina a ponto de construir suas teias nos sistemas de emissão dos carros foi responsável pelo recall de milhares de carros da Mazda nos Estados Unidos nesta semana.
A Mazda Motor informou na quinta-feira que estava fazendo o recall de 52 mil carros depois de a National Highway Safety Commission, órgão governamental responsável pela segurança nas estradas, informar que teias de aranha podem entupir uma linha de ventilação, fazendo o sistema de controle de emissões aumentar a pressão no tanque de combustível.As teias de aranha nos sistemas de emissão poderiam levar a rachaduras no tanque de combustível e a possíveis vazamentos.

A culpada é a aranha amarela (chamada em inglês de Yellow Sac), que escolhe os modelos Mazda6 para fazer sua casa ao ser atraída pelo cheiro do combustível. No Japão, o Mazda6 é chamado de Atenza."A característica que distingue essa aranha é gostar do cheiro de gasolina, causado pelo óxido de hidrogênio", disse o jornalista Mitsuhiro Kunisawa, especialista em automóveis.

"Ao sentir esse cheiro do lado de fora, ela entra no lugar. Nos Estados Unidos, é um tipo relativamente comum de aranha."

O Mazda6, modelo afetado pelo recall, tem dois canos que saem do tanque de combustível, o que é extremamente raro e faz com que o cheiro de gasolina seja forte o bastante para atrair a aranha, mas não o suficiente para matá-la, segundo Kunisawa. Segundo ele, os outros modelos da Mazda não apresentam esse problema.
Estradas.com.br

Nenhum comentário: