segunda-feira, 14 de março de 2011

Viaduto de Tubarão recebe gramíneas para evitar erosão

O viaduto duplo central de Tubarão, localizado no km 334 da BR-101 Sul, em Santa Catarina, recebe a instalação de gramíneas para evitar erosão nas paredes dos taludes. A operação começou neste mês e será executada no viaduto de acesso Norte (km 332) e de acesso aos bairros São João e Morrotes (km 336). A instalação das leivas de gramíneas no lote 26 é realizada inicialmente nos três viadutos de acesso a cidade.

No viaduto duplo do km 334 a instalação das leivas de gramíneas iniciou pela cabeceira de acesso Sul, onde o talude lateral às pistas próximas da rua Padre Geraldo Spettmann está devidamente recoberto pela vegetação. No lado oposto o trabalho o serviço também está em execução, porém há trabalhos complementares de preenchimento de aterro a ser finalizado para a instalação das leivas evoluir.

Segundo a empresa, a continuidade da aplicação das leivas de gramíneas terá intervenções reduzidas nos próximos dias devido a dificuldade de entrega pelos fornecedores, por causa do largo uso deste complemento nas várias Obras-de-arte Especiais (OAEs) liberadas e em execução, canteiros centrais e bordos de pistas.

Juntamente à instalação de grama nos taludes do viaduto central foi edificado o muro de contenção para o aterro, ligando o talude à parede interna do viaduto. Com o muro, os taludes foram “amarrados”, evitando que o aterro pudesse sofrer os efeitos da erosão e acabar nas sarjetas e bordos das ruas laterais.

Nesta semana, a empresa Triunfo vai executar o restante das sarjetas e drenagem no final da rua Dep. Olices Pedro Caldas, entre a alça de acesso ao viaduto e a rua Padre Geraldo Spettmann. De acordo com a construtora, o tráfego na rua lateral não será interrompido, pois os trabalhos serão executados fora do alcance do fluxo de veículos. Os trabalhos de instalação de grama e término das sarjetas vão depender das condições climáticas.
Br101Sul

Nenhum comentário: