Além de compreender a maior quantidade de defensas metálicas instaladas, o lote 27 da duplicação da BR-101 Sul já possui grande parte das proteções “New Jersey” concluídas. As proteções, instaladas onde não há divisão por canteiro central, separam as pistas já duplicadas da rodovia.
Nos 238,5 quilômetros de obras para duplicação da rodovia, mais de 50 mil metros de proteções New Jersey foram executados. No lote 27, entre os municípios catarinenses de Sangão a Içara, já foram executados 10,3 km de proteções, aproximadamente 83% do total a ser instalado neste trecho. As pequenas extensões onde não há defensas New Jersey são locais em que Obras-de-Arte Especiais estavam sendo adequadas aos novos padrões da duplicação da rodovia. No km 362, em Sangão, o trecho de aproximadamente 600 metros, que compreende as pistas próximas ao viaduto sobre a estrada de ferro Dona Teresa Cristina não possui proteções. O viaduto estava em obras de adequação e foi liberado em agosto passado.
Da mesma forma, o trecho de pistas entre a ponte sobre o rio Urussanga, no km 368,4 ao acesso a Morro da Fumaça, no km 369,3 não possui proteções para divisão de pistas, pois a ponte pertencente ao traçado antigo estava em obras de adequação. O terceiro trecho onde não há proteções centrais fica no km 380, próximo ao viaduto de acesso ao bairro Vila Nova em Içara, próximo das adequações sobre a ponte do rio dos Porcos.
As proteções New Jersey no lote 27 iniciam no km 360, em Sangão e se estendem ao km 385, em Içara. Nesta semana, trabalhos de execução das proteções estão alocados no município de Santa Rosa do Sul, indo em direção ao extremo-sul catarinense, até a fronteira com o estado do Rio Grande do Sul.
As barreiras New Jersey são construídas somente nos trechos já duplicados e onde não há separação das pistas por canteiros de vegetação rasteira. Todos os lotes da duplicação receberão proteções desse tipo. Segundo o DNIT, a construção das barreiras se estenderá até a divisa com o Rio Grande do Sul.
Entre os municípios catarinenses de Imbituba e Laguna, no lote 24 e início do lote 25, entre Sangão a Içara e Sombrio a Passo de Torres, grande parte das pistas duplicadas já recebeu as barreiras.
Caso as condições climáticas permitirem, a construção das barreiras pode avançar entre cinco a sete quilômetros por dia. O concreto é moldado por um equipamento mecânico que dá forma à barreira, enquanto outros funcionários fazem os acabamentos estéticos no muro. O tempo máximo para secagem do concreto é inferior a 20 horas.
Cuidado – Atenção redobrada ao trafegar pela BR-101 Sul nos trechos onde são instaladas as barreiras de proteção. Os trabalhos são feitos sobre a pista, onde há homens e equipamentos expostos ao trânsito dos veículos. A Polícia Rodoviária Federal de Tubarão pede o máximo de atenção para os usuários que trafegam pelo local. O trecho em obras está bem sinalizado e identificado, sendo fácil a visualização pelos motoristas.
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