
Nos 238,5 quilômetros de obras para duplicação da rodovia, mais de 50 mil metros de proteções New Jersey foram executados. No lote 27, entre os municípios catarinenses de Sangão a Içara, já foram executados 10,3 km de proteções, aproximadamente 83% do total a ser instalado neste trecho. As pequenas extensões onde não há defensas New Jersey são locais em que Obras-de-Arte Especiais estavam sendo adequadas aos novos padrões da duplicação da rodovia. No km 362, em Sangão, o trecho de aproximadamente 600 metros, que compreende as pistas próximas ao viaduto sobre a estrada de ferro Dona Teresa Cristina não possui proteções. O viaduto estava em obras de adequação e foi liberado em agosto passado.
Da mesma forma, o trecho de pistas entre a ponte sobre o rio Urussanga, no km 368,4 ao acesso a Morro da Fumaça, no km 369,3 não possui proteções para divisão de pistas, pois a ponte pertencente ao traçado antigo estava em obras de adequação. O terceiro trecho onde não há proteções centrais fica no km 380, próximo ao viaduto de acesso ao bairro Vila Nova em Içara, próximo das adequações sobre a ponte do rio dos Porcos.
As proteções New Jersey no lote 27 iniciam no km 360, em Sangão e se estendem ao km 385, em Içara. Nesta semana, trabalhos de execução das proteções estão alocados no município de Santa Rosa do Sul, indo em direção ao extremo-sul catarinense, até a fronteira com o estado do Rio Grande do Sul.
As barreiras New Jersey são construídas somente nos trechos já duplicados e onde não há separação das pistas por canteiros de vegetação rasteira. Todos os lotes da duplicação receberão proteções desse tipo. Segundo o DNIT, a construção das barreiras se estenderá até a divisa com o Rio Grande do Sul.
Entre os municípios catarinenses de Imbituba e Laguna, no lote 24 e início do lote 25, entre Sangão a Içara e Sombrio a Passo de Torres, grande parte das pistas duplicadas já recebeu as barreiras.
Caso as condições climáticas permitirem, a construção das barreiras pode avançar entre cinco a sete quilômetros por dia. O concreto é moldado por um equipamento mecânico que dá forma à barreira, enquanto outros funcionários fazem os acabamentos estéticos no muro. O tempo máximo para secagem do concreto é inferior a 20 horas.
Cuidado – Atenção redobrada ao trafegar pela BR-101 Sul nos trechos onde são instaladas as barreiras de proteção. Os trabalhos são feitos sobre a pista, onde há homens e equipamentos expostos ao trânsito dos veículos. A Polícia Rodoviária Federal de Tubarão pede o máximo de atenção para os usuários que trafegam pelo local. O trecho em obras está bem sinalizado e identificado, sendo fácil a visualização pelos motoristas.
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