terça-feira, 26 de outubro de 2010

Carro chinês vendido no Brasil terá de passar por recall

A fabricante chinesa de automóveis Effa Motors terá de fazer um recall para 500 unidades do veículo chinês modelo M100 comercializadas no Brasil devido a problemas nos cintos de segurança traseiros dos veículos. A determinação foi anunciada nesta terça-feira (26) pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão vinculado ao do Ministério da Justiça.

Segundo relatório do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), os cintos de segurança não se encontram em conformidade com as normas brasileiras previstas por lei.

De acordo com a norma do Contran, os cintos de segurança devem ser graduáveis e de três pontos em todos os assentos, sendo que nos assentos centrais eles podem ser do tipo sub-abdominal, aquele que passa apenas pela cintura do passageiro. Segundo o DPDC, nem todos os cintos de segurança do modelo chinês M100 seguem este padrão nacional.

Os cintos traseiros do M100 possuem apenas dois pontos, em diagonal, o que, de acordo com a análise do Denatran, pode causar o chamado “efeito submarino”, em que há o risco de escorregamento do corpo para baixo ou para cima, podendo ocasionar lesões no pescoço e até mesmo acidentes.

Ainda de acordo com o órgão, nenhum caso grave foi registrado até agora, e representantes da Effa Motors no Brasil, se comprometeram a realizar o recall o mais rápido possível.
Fonte: G1

Nenhum comentário: