quarta-feira, 27 de outubro de 2010

BR101: passagem inferior está próximo da liberação

TUBARÃO - A Passagem Inferior (PI) de acesso Sul a Tubarão recebe os trabalhos finais para liberação das pistas elevadas. Na semana passada, a passagem recebeu a pintura da sinalização horizontal (faixas de eixo e bordo) nas pistas e nas cabeceiras de acesso.
Para que a sinalização fosse instalada, o trecho de pistas, de pouco mais de um quilômetro, entre o final do Morro do Formigão, passando pelo Rio Corrêas e chegando à PI, está com a adequação aos novos padrões da duplicação concluída. As três pontes construídas para receber o tráfego da duplicação estão concluídas, sendo que duas já estão em uso. A antiga ponte sobre o Rio Corrêas passará por trabalhos de adequação para duplicação das pistas.
 
A meta de liberação do trecho está prevista para novembro próximo. Para isso, as pistas inferiores da PI precisam ser concluídas, para que o retorno de sentido da rodovia e acesso a Tubarão/BR-101 Sul possa ser executado. A empresa Triunfo executa nesta semana a remoção de solo mole e depósito de aterro sob a estrutura. Somente depois dos procedimentos de aterro virá a instalação das camadas bases e asfálticas.
A PI faz parte das Obras de Arte Especiais (OAEs) que serão os acessos da BR-101 a Tubarão. Das quatro OAEs projetadas para acessos à cidade, duas já estão liberadas. Os viadutos de acesso Norte, no km 332, e de acesso pelo bairro Morrotes, no km 336, já estão com tráfego de veículos sobre as pistas. O viaduto duplo de acesso ao centro da cidade, no km 334, possui 96% das estruturas concluídas. Os trabalhos nestas OAEs estão focados na instalação dos blocos de EPS (poliestireno expandido) para concluir o aterro na cabeceira Sul do viaduto.
 
A PI de acesso Sul, localizada no km 341, fica fora do conjunto das estruturas de acesso central À cidade. A passagem ligará a 101 a Tubarão pela rua Silvio Búrigo, passando pelo bairro Monte Castelo. As pistas inferiores da PI serão usadas para retorno de veículos e acesso às empresas e centros comerciais existentes no local. Com a liberação das pistas superiores da passagem, as ruas laterais, que são utilizadas como desvio, ligarão os bairros lindeiros sem a necessidade que se cruze a BR-101, trazendo mais segurança aos usuários da rodovia.
Fonte: Notisul

Nenhum comentário: