Cientistas alemães revelaram o mais recente avanço na tecnologia de automóveis que se dirigem sozinhos - um veículo autônomo chamado MadeInGermany (MIG) que os passageiros podem convocar por telefone para uma carona.
O cientista da computação Raul Rojas e sua equipe na Universidade Livre de Berlim desenvolveram o carro experimental, que esperam que virá para revolucionar o futuro do automóvel.
Os passageiros podem telefonar para o carro usando um iPad ou smartphone, e o sistema GPS integrado nos aparelhos revela ao carro a localização da pessoa; o veículo determina a melhor rota e informa ao passageiro quanto tempo demorará para chegar.
Os projetistas do carro dizem que sua invenção sustentará desenvolvimentos ecologicamente corretos, ao tornar mais práticos os carros compartilhados - caso diversas pessoas estejam indo na mesma direção, um táxi não tripulado poderia atender a todas.
O uso da tecnologia poderia reduzir o número de carros em uso em Berlim a um quinto do atual, dizem os pesquisadores. "Com um dispositivo multimídia comum, o motorista terá acesso a todos os sistemas eletrônicos de bordo", disse um porta-voz. "Isso cria possibilidades completamente novas de operação do veículo, que vão das ideias anteriores de controle remoto."
Os motoristas que subitamente desejam dirigir o veículo podem, pelo iPad, desativar a tecnologia automática e assumir pessoalmente o controle.
O MIG usa tecnologia de sensores para criar uma imagem tridimensional da rua no computador do carro, de modo que este se torna capaz de detectar bicicletas, pedestres, placas e as marcações na via.
A tecnologia permite que ele responda de forma independente a semáforos, que ceda passagem de acordo com o código de trânsito e que pare em caso de acontecimentos inesperados.
Concorrência. O modelo MadeInGermany é mais um competidor no que parece ser uma corrida pelo desenvolvimento de um carro sem motorista em escala comercial. Sabe-se que gigantes automotivos como a Intel e a Volkswagen também têm pesquisas neste segmento.
Entre as pesquisas já divulgadas está a patrocinada pelo Google, que busca atividades além do mundo da internet. O protótipo da empresa de tecnologia já rodou um total de 225 mil quilômetros em vias urbanas e estradas da Califórnia. Segundo a companhia, a principal contribuição do carro sem motorista seria aumentar a segurança no trânsito.
fonte: O Estado de S.Paulo
O cientista da computação Raul Rojas e sua equipe na Universidade Livre de Berlim desenvolveram o carro experimental, que esperam que virá para revolucionar o futuro do automóvel.
Os passageiros podem telefonar para o carro usando um iPad ou smartphone, e o sistema GPS integrado nos aparelhos revela ao carro a localização da pessoa; o veículo determina a melhor rota e informa ao passageiro quanto tempo demorará para chegar.
Os projetistas do carro dizem que sua invenção sustentará desenvolvimentos ecologicamente corretos, ao tornar mais práticos os carros compartilhados - caso diversas pessoas estejam indo na mesma direção, um táxi não tripulado poderia atender a todas.
O uso da tecnologia poderia reduzir o número de carros em uso em Berlim a um quinto do atual, dizem os pesquisadores. "Com um dispositivo multimídia comum, o motorista terá acesso a todos os sistemas eletrônicos de bordo", disse um porta-voz. "Isso cria possibilidades completamente novas de operação do veículo, que vão das ideias anteriores de controle remoto."
Os motoristas que subitamente desejam dirigir o veículo podem, pelo iPad, desativar a tecnologia automática e assumir pessoalmente o controle.
O MIG usa tecnologia de sensores para criar uma imagem tridimensional da rua no computador do carro, de modo que este se torna capaz de detectar bicicletas, pedestres, placas e as marcações na via.
A tecnologia permite que ele responda de forma independente a semáforos, que ceda passagem de acordo com o código de trânsito e que pare em caso de acontecimentos inesperados.
Concorrência. O modelo MadeInGermany é mais um competidor no que parece ser uma corrida pelo desenvolvimento de um carro sem motorista em escala comercial. Sabe-se que gigantes automotivos como a Intel e a Volkswagen também têm pesquisas neste segmento.
Entre as pesquisas já divulgadas está a patrocinada pelo Google, que busca atividades além do mundo da internet. O protótipo da empresa de tecnologia já rodou um total de 225 mil quilômetros em vias urbanas e estradas da Califórnia. Segundo a companhia, a principal contribuição do carro sem motorista seria aumentar a segurança no trânsito.
fonte: O Estado de S.Paulo
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