terça-feira, 26 de outubro de 2010

Número de mortos por tsunami na Indonésia já passa de 100

Pelo menos 108 pessoas morreram e 502 estão desaparecidas após um tsunami ter atingido várias ilhas remotas na Indonésia, segundo as autoridades locais. A informação é de Hendri Dori Satoko, parlamentar do arquipélago Mentawai, o mais afetado pelas ondas gigantes.
Ao menos dez povoados foram destruídos, e as autoridades temem que o número de mortos aumente nas próximas horas à medida que mais informação chegue. As ondas gigantes, de até três metros de altura que em alguns lugares avançaram até 600 metros dentro do continente, seguiram-se a um terremoto ocorrido na Ilha de Sumatra na véspera.
O tremor de magnitude 7,7 foi registrado a cerca de 33 km de profundidade e a 78 km a oeste de Pagai Sul, nas Ilhas Mentawai, na noite de segunda, e destruiu casas na cidade costeira de Betu Monga e em outras localidades, segundo autoridades locais.
Quatro fortes réplicas de magnitude 6,1, 6,2, 5,3 e 5,3 foram registradas durante a madrugada e esta terça-feira, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que vigia a atividade sísmica no mundo todo.
A Indonésia também era afetada pela erupção do vulcão Merapi da Ilha de Java, que obrigou a retirada de milhares de moradore.
Tsunami
O arquipélago de Mentawi, a 150 quilômetros a oeste do litoral de Sumatra e habitado por 68 mil pessoas, é formado por 70 ilhas, que há vários anos se tornaram um dos destinos do Sudeste Asiático mais visitados pelos surfistas. A empresa de viagens "The Perfect Wave" (A Onda Perfeita), uma das muitas que promovem a prática do surfe nas Mentawi, informou por meio de um comunicado que no momento do tsunami havia 32 clientes na região. Das 200 pessoas que moram na região de Betu Monga, só 40 foram encontradas. A maioria dos desaparecidos são mulheres e crianças.
"Temos pessoas relatando ao posto de segurança daqui que não conseguiram segurar suas crianças, que elas foram arrastadas. Muita gente está chorando", disse um funcionário local.
Em Malakopa, uma pessoa morreu, e duas estão desaparecidas. Cerca de 80% das casas estão destruídas.
A polícia está à procura dos desaparecidos e socorrendo os desabrigados.Pelo menos dez turistas autralianos que estavam em um barco estariam entre os desaparecidos, segundo as autoridades do país. O resort Macaronis, frequentado por surfistas na ilha de Pagai do Norte, também sofreu grandes danos. Em nota, a empresa World Surfaris disse que o resort "experimentou um grau de devastação que o tornou inoperável".
Fonte: G1

Nenhum comentário: